Corpo de Bombeiros realizam 25 resgates nas praias nos primeiros seis dias de 2025

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) contabilizou, apenas nos primeiros seis dias do ano, 25 resgates de pessoas em situação de afogamento nas praias do litoral norte e sul do estado. Infelizmente, também foram registrados dois óbitos no período.

Segundo o tenente Christian Bari, subcomandante do Grupamento de Busca e Salvamento Aquático (GBSA), o trabalho nas praias é intensificado diariamente. “Nossas equipes realizam reforço constante nas praias de maior movimentação. Além disso, estamos sempre atentos à sinalização e orientando os banhistas sobre os riscos, para garantir a segurança de todos”, destacou.

Para reforçar a segurança durante a alta temporada, o CBMRN está atuando com todo o seu efetivo de guarda-vidas, além do apoio dos alunos bombeiros e do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), que dispõe do helicóptero Potiguar 01 para ações de resgate e patrulhamento.

O Corpo de Bombeiros orienta os frequentadores das praias a respeitarem as bandeiras de sinalização e sempre procurarem um guarda-vidas para se informarem sobre os locais mais seguros para o banho.

Dicas de prevenção:

  • Evite entrar no mar após consumir bebidas alcoólicas;
  • Esteja atento às bandeiras de sinalização e respeite as áreas indicadas;
  • Sempre supervisione crianças perto da água;
  • Procure orientação de um guarda-vidas antes de entrar no mar;
  • Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193;
  • O CBMRN segue comprometido com a proteção dos banhistas e solicita à população que colabore com as orientações para tornar este verão mais seguro para todos.

Corpo de Bombeiros realiza 5 resgates de afogamento em Natal durante um fim de semana

Neste final de semana, cinco pessoas foram salvas de afogamentos pelos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte nas praias de Natal. As ações de resgate aconteceram em duas operações, envolvendo vítimas que foram arrastadas por correntes marítimas nas praias do Forte e de Areia Preta.

O primeiro resgate ocorreu no sábado 9 na Praia do Forte, onde um casal foi surpreendido pela força da correnteza e não conseguiu retornar à areia. Os guarda-vidas identificaram a situação de risco e entraram no mar para o resgate, trazendo o casal com segurança de volta à praia. Após o salvamento, as vítimas receberam atendimento pré-hospitalar na areia e, segundo o Corpo de Bombeiros, passam bem.

No domingo 10, na Praia de Areia Preta, três pessoas também foram salvas após começarem a se afogar. Durante o resgate, uma das vítimas, uma adolescente de 16 anos, precisou de reanimação cardiopulmonar (RCP) realizada pelos bombeiros ainda na areia. A equipe do SAMU foi acionada e transportou a jovem para o hospital Walfredo Gurgel. O estado de saúde dela não foi informado até o momento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.