Congresso dos EUA certifica vitória de Trump quatro anos depois da invasão do Capitólio

O Congresso dos Estados Unidos se reuniu nesta segunda-feira 6 para certificar a vitória de Donald Trump nas eleições. Esse é um ritual básico da democracia americana que, há exatos quatro anos, foi interrompido por uma violenta multidão de apoiadores do republicano, inflamados por alegações mentirosas de fraude no processo eleitoral.

Apesar das lembranças do ataque ao Capitólio, que levaram ao reforço da segurança em Washington, a sessão correu de forma tranquila e durou pouco mais de 30 minutos. Ao fim, a vice-presidente Kamala Harris, que atua como presidente do Senado e foi derrotada por Trump no pleito, confirmou os resultados: Donald Trump foi eleito com 312 votos do Colégio Eleitoral.

Falando na 3ª pessoa, ela declarou ainda que “Kamala D. Harris, do estado da Califórnia, recebeu 226 votos”, sob aplausos dos democratas. “Hoje a democracia americana venceu”, disse Kamala Harris após a certificação dos resultados.

Ao longo do processo de certificação, integrantes do Congresso previamente selecionados leram os resultados de cada um dos Estados por ordem alfabética.

O vice-presidente eleito J.D. Vance acompanhou a sessão no Capitólio, enquanto senador por Ohio, posto que mantém até a posse da chapa presidencial. Ele foi aplaudido quando a vitória republicana em seu Estado foi confirmada.

Já Trump permaneceu na Flórida. Nas redes sociais, ele celebrou a certificação como “UM GRANDE MOMENTO NA HISTÓRIA”, em letras maiúsculas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.