PSDB negocia fusão com PSD de Kassab e aliança para 2026

Mergulhado em profunda crise, o PSDB negocia uma possível fusão com o PSD, partido presidido nacionalmente por Gilberto Kassab. No Rio Grande do norte, os partidos são chefiados pelo deputado estadual Ezequiel Ferreira e pela senadora Zenaide Maia, respectivamente.

Desde o ano passado, quando perdeu os oito vereadores de São Paulo e protagonizou um fiasco com a campanha de José Luiz Datena – que teve 1,84% dos votos na disputa pela Prefeitura –, o tucanato concluiu que a definição de um novo rumo será inevitável para sua sobrevivência.

Na quinta-feira 2, o presidente do PSDB paulista, Paulo Serra, se reuniu com Kassab para tratar do assunto. “Tivemos uma boa conversa e essa questão da fusão do PSDB com o PSD está avançando bastante”, disse Serra ao jornal Estadão. “Nós precisamos crescer e a fusão, incorporação ou federação podem ser alternativas”, completou o dirigente.

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, afirmou que o partido está discutindo vários cenários. “Há uma divisão em termos de vontade política porque uma corrente quer que o PSDB continue e outros defendem a incorporação ou fusão a um partido maior”, admitiu Perillo. “Vamos nos debruçar sobre esse tema em fevereiro, a partir da reabertura dos trabalhos do Congresso”, disse.

O PSDB integra uma federação com o Cidadania desde 2022, mas vem definhando a cada ano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.