Alunos de escolas estaduais do interior de SP conquistam oportunidade de intercâmbio para o Reino Unido: ‘Sonho’


Viagem começa nesta quinta-feira (9). Estudantes vão passar três meses em países como Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Alunos de escolas estaduais da Diretoria de Ensino de Birigui (SP) conquistam oportunidade de intercâmbio para o Reino Unido
Jeanne Moreira/Arquivo pessoal
Alunos do ensino médio de escolas estaduais do noroeste paulista conquistaram a oportunidade de estudar no Reino Unido durante o primeiro trimestre deste ano. A viagem começa nesta quinta-feira (9).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Ao g1, a professora especialista em currículo Jeanne Mary Moreira, que trabalha com a língua inglesa na Diretoria de Ensino de Birigui (SP), disse que os alunos foram contemplados pelo programa de intercâmbio Prontos Pro Mundo, da Secretaria Estadual de Educação.
“A expectativa é que o estudante tenha habilidades com a língua, a formação cultural e seja embaixador das oportunidades que os jovens podem ter quando se dedicam, de forma a demonstrar para os demais colegas que as chances são inúmeras, abrindo portas internacionais”, celebra a professora.
A seleção foi feita em duas fases, com base no desempenho dos alunos (entenda abaixo). A Diretoria de Ensino de Birigui, responsável por 11 municípios e um total de 23 escolas, foi uma das que mais conquistou vagas para o programa.
São três estudantes de Birigui, dois de Bilac e um de cada cidade: Brejo Alegre, Buritama, Turiúba, Lourdes, Coroados, Gabriel Monteiro e Piacatu.
Em relação à Diretoria de Ensino de Rio Preto, são cinco alunos, sendo dois da cidade e um de cada cidade: Bady Bassitt, Mirassolândia e Nova Granada . Da Diretora de Araçatuba vão quatro estudantes de Araçatuba, Guararapes, Rubiácea e Valparaíso.
Os estudantes vão passar três meses em países como Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
Samuel Marques, de 16 anos, aluno do segundo ano do ensino médio, está entre os jovens que vão embarcar na aventura. À reportagem, ele celebrou a chance de ter a primeira experiência internacional.
“Espero adquirir a fluência em inglês. Acredito que, tendo essa experiência, eu consigo melhorar a minha comunicação. Desde pequeno, eu sempre tive o sonho de conhecer outras culturas e outros países. Um degrau que vai me auxiliar na subida do conhecimento”, comenta Samuel.
A mãe dele, Melria Aparecida Marques, reforçou que está orgulhosa do filho, que, agora, viaja para outro continente e vai representar a cidade e a família. Segundo ela, Samuel é merecedor do intercâmbio, gosta de ler e sempre foi um menino estudioso.
“O coração da gente sempre fica apertado. Mas, como mãe, a gente cria os filhos para o mundo. Ele está abrindo as asas, vai ter que voar. Já estou com saudade dele, mas é para o bem e crescimento dele. É uma porta que está se abrindo, ele é muito dedicado”, comemora a mãe.
Alunos da Diretoria de Ensino de Birigui (SP) foram selecionados após apresentar bom desempenho
Jeanne Moreira/Arquivo pessoal
✈️ Do noroeste de SP para o mundo
O programa é 100% custeado pela Secretaria Estadual de Educação, incluindo as despesas de pré-embarque. Além disso, os alunos recebem uma bolsa-auxílio que podem utilizar para passeios, despesas pessoais e presentes.
Os estudantes vão morar em casas de famílias anfitriãs. Durante a estadia, eles vão continuar os estudos em colégios ingleses.
O programa foi iniciado com a seleção dos estudantes com as melhores notas no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) de 2023.
“O aluno precisa obter a nota mínima, especialmente em inglês, português e matemática na prova do Saresp, uma avaliação em larga escala. Ele demonstrando essa aptidão, depois do teste de proficiência, pode participar do intercâmbio”, explica Jeanne.
Alunos da Diretoria de Ensino de Birigui (SP) vão para o Reino Unido
Jeanne Moreira/Arquivo pessoal
Na segunda fase, foram oferecidas 70 mil vagas a alunos do estado para o curso de capacitação em inglês, realizado de forma virtual e no contraturno das aulas desde março.
Em junho, os alunos participaram do primeiro teste de proficiência, cujas notas definiram a classificação geral no estado e por municípios, o que os levou à seleção do intercâmbio.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.