Fórum Municipal de Educação retornará as atividades em março

Fórum Municipal de Educação retornará as atividades em março

Fórum Municipal de Educação retornará as atividades em março

Estimated reading time: 3 minutos

Os membros do Fórum Municipal de Educação aguardam a aprovação do Plano Nacional de Educação. O documento será a base para a construção do Plano Municipal. A expectativa é que a elaboração ocorra neste ano. O presidente da instituição Leandro Crestani comentou, na última sexta-feira (3), sobre essa demanda.

Crestani explica que a expectativa é realizar a análise, via pré-conferência de Educação, de cada eixo que vai compor o Plano Nacional. “Atualmente, são 15 eixos que compõem o Plano Municipal. Eles são divididos entre diversas temáticas, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior”.

Outros eixos devem ser analisados quando o Plano Nacional for publicado, como Educação Especial, na perspectiva de inclusão e o financiamento da educação em si. Comenta Crestani.

“A aprovação do Plano Nacional de Educação apresenta certo atraso no Governo Federal. Por isso, os integrantes do Fórum de Educação de Toledo decidiram prorrogar o Plano Municipal por mais um ano ainda em 2024”, lembra o presidente do órgão.

Conforme Crestani, o Plano Nacional de Educação será responsável por guiar a construção do novo Plano Municipal. “Nós poderíamos elaborar um novo Plano Municipal. No entanto, quando o Nacional fosse aprovado a discussão deveria acontecer novamente. O Fórum, com todos os seus segmentos, decidiu pela prorrogação de mais um período em 2024”, pontua o profissional.

PRIORIDADES – O presidente do Fórum Municipal de Educação de Toledo esclarece que a principal meta dos membros do órgão é a construção de um Plano de Educação para Toledo que, realmente, faça a projeção educacional ao município para os próximos dez anos.

Ele recorda que o grupo avaliou cada item do Plano Municipal no ano passado. “Em nossa análise, observamos que precisaremos promover a divisão das redes Municipal, Estadual e Superior. Alguns pontos não foram executados e, cada rede e, por isso, a necessidade dessa divisão”.

Crestani revela que nos eixos do Ensino Superior e da Educação à Distância, os integrantes do Fórum tiveram dificuldades no processo de avaliativo de cada um. “O que chamou a atenção do órgão é também a Educação Especial, na perspectiva inclusiva nas redes Municipal e Estadual. Existe a necessidade de ampliar as políticas públicas”, afirma o presidente ao acrescentar que o número de pessoas que precisa do atendimento especializado é crescente.

ENCONTROS – O Fórum Municipal de Educação promove quatro reuniões ordinárias durante o ano. A primeira reunião de 2025 está programada para acontecer na última semana do mês de março.

O cronograma de encontros do Fórum segue nos meses de junho, setembro e, por último, novembro de 2025. Crestani destaca que ao todo são quatro reuniões ordinárias. “Geralmente, nos reunimos na última sexta-feira do mês. É algo programado com os membros”. Neste momento, os integrantes do Fórum aguardam os próximos encaminhamentos do Governo Federal.

Da Redação

TOLEDO

O post Fórum Municipal de Educação retornará as atividades em março apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.