Brasileira de 116 anos se torna a pessoa mais velha do mundo


Freira Inah, da Congregação Irmãs Teresianas Brasil, de Porto Alegre, ganhou o título do site Longeviquest neste sábado (4) após morte de japonesa em 29 de dezembro. Brasileira de 116 anos se torna a pessoa mais velha do mundo.
Reprodução/Jornal Nacional
Uma brasileira de 116 anos se tornou a pessoa mais velha do mundo.
A Irmã Inah sempre se manteve em atividade.
“Ela não se queixa de nada, né? Ela agradece, é muito agradecida. É um bom humor mesmo”, afirmou a Irmã Terezinha Aragon, amiga de Inah.
Inah Canabarro Lucas nasceu em 1908, em São Francisco de Assis, interior do Rio Grande do Sul, e dedicou a vida a trabalhos religiosos. Se formou freira no Uruguai, em 1929, foi professora de português e matemática e é torcedora do Internacional. Hoje em dia, vive nessa casa da Congregação Irmãs Teresianas Brasil, em Porto Alegre.
“É uma mulher espiritual, religiosa, depois tem essa disciplina no trabalho e na vida dela. Sempre trabalhou muito, sempre foi muito comunicativa, muito acolhedora”, disse Rita Fernandes Barbosa, coordenadora provincial da congregação.
Irmã Inah está hoje em um quarto, onde apenas enfermeiros, cuidadores e um familiar podem entrar. Há 15 dias, ela teve que ser levada ao hospital e ficou dois dias internada. Depois de fazer vários exames, recebeu alta. Agora, a recomendação dos médicos é repouso.
“O que ela tem, infelizmente, é o organismo debilitado que está deixando ela bem cansada. Mas está vivendo. Está vivendo, está comendo os docinhos dela. O pessoal sabe que é um legalzinho, ela não pode mastigar direito. Mas está indo, compreende? É um orgulho para a família”, afirmou Cleber Vieira Canabarro, sobrinho da Irmã Inah.
O anúncio foi feito pelo site Longeviquest, que faz o monitoramento dos supercentenários no mundo. De toda a lista, os primeiros 49 lugares são todos ocupados por mulheres. Antes de Inah, a pessoa mais velha era uma japonesa que faleceu no último dia 29 de dezembro.
Segundo especialistas, com o avanço da ciência e da tecnologia, a longevidade tem se tornado mais comum, mas é preciso se cuidar.
“A partir da aposentadoria, muitas vezes, a gente tem mais um terço de vida pela frente. A gente precisa encontrar meios, encontrar atividades para continuar ativo, para continuar envelhecendo bem”, afirmou Virgílio Olsen, chefe da Geriatria da Santa Casa de Porto Alegre.
E a resposta para uma vida longa pode estar em atitudes diárias.
“Todo mundo pergunta qual o segredo dessa longevidade. Eu, que acompanhei ela, acredito o seguinte. Bom humor, otimismo, bondade e espiritualidade”, disse Cleber Canabarro.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.