Superlotada, sala de recuperação do Walfredo tem 40 pacientes cirurgiados ao mesmo tempo

A sala de recuperação (RPA) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel estava com 40 pacientes pós-cirúrgicos internados ao mesmo tempo na manhã desta sexta-feira 3, segundo denúncia de servidores.

De acordo com o sindicato da categoria (Sindsaúde), além da superlotação na sala de recuperação, dois pacientes estão no corredor de entrada, quatro estão na antessala e mais dois estão no corredor do Centro Cirúrgico.

Como se não bastasse a situação, o Sindsaúde denuncia que o segundo andar, reaberto recentemente após reforma, corre risco de fechar por falta de profissionais.

“Além do número excessivo de pacientes em um espaço destinado a cuidados pós-operatórios imediatos, a superlotação compromete diretamente a segurança dos pacientes, pois os expõe a possíveis contaminações e sobrecarrega os profissionais de saúde, que enfrentam condições insalubres de trabalho para tentar garantir atendimento mínimo”, afirma o Sindicato, em nota.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) disse que o hospital está passando por uma pressão de atendimentos desde o período do Ano Novo, principalmente casos de ortopedia. “A gestão está trabalhando para amenizar a situação, com a transferência de pacientes e agilizando a realização de procedimentos”, diz a Sesap. Sobre a ameaça de suspensão de atendimentos no 2º andar, a Sesap disse que não procede a informação.

BARREIRA ORTOPÉDICA. Até o próximo mês, deverá ter início o funcionamento do novo pronto-socorro da Grande Natal voltado para casos de ortopedia. A unidade, focada em ortopedia de baixa e média complexidade, pretende desafogar o Hospital Walfredo Gurgel.

Segundo o Governo do Estado, ficou definido que o novo pronto-socorro vai funcionar no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba. A expectativa é que o serviço custe R$ 900 mil por mês. O Ministério da Saúde vai bancar os custos.

A governadora Fátima Bezerra (PT) disse que não haverá prejuízo ao funcionamento regular do hospital de Macaíba atualmente – na verdade, haverá ampliação dos serviços.

O novo pronto-socorro faz parte de uma estratégia montada pelo Governo do Estado para criar uma “barreira ortopédica”. O objetivo é o que novo pronto-socorro acolha casos de baixa e média complexidade, desafogando o Hospital Walfredo Gurgel – que ficará concentrado nos casos mais graves.

Inicialmente, a proposta do Governo do Estado era que o serviço fosse custeado parcialmente pelas prefeituras dos municípios da Grande Natal que mais encaminham pacientes para o Walfredo, mas entidades que representam as gestões alegaram dificuldades financeiras para arcar com mais esse custo na saúde.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.