Vereadores assumem secretarias e suplentes ganham vagas na Câmara de Natal

A posse de Paulinho Freire (UNIÃO) como prefeito de Natal e a escolha do seu secretariado vai trazer mudanças na composição da Câmara Municipal de Natal. O novo chefe do Executivo natalense escolheu dois vereadores reeleitos como secretários municipais, que vão ter que se licenciar para assumir as outras funções e darão lugar aos suplentes.

Paulinho anunciou na última segunda-feira (30) os nomes que vão compor sua equipe de governo a partir deste ano. Entre os nomes, está a esposa do prefeito, a vereadora reeleita Nina Souza (UNIÃO), que assume a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas). O primeiro suplente do União Brasil seria Felipe Alves, vereador da legislatura que se encerrou nesta semana e que não conseguiu ser reeleito — ele recebeu 4.502 votos, ante 6.127 de Nina. 

Felipe, entretanto, também foi anunciado para outra pasta da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Com isso, a vaga na Câmara será de outro vereador não reeleito, Chagas Catarino, que recebeu 4.346 votos na eleição de 2024.

Já na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), o titular escolhido por Paulinho foi o vereador reeleito Hermes Câmara (Cidadania), que recebeu 4.072 no ano passado. Com a ida para a SEL, ele dará vez ao primeiro suplente da federação PSDB-Cidadania, Cleiton da Policlínica (PSDB), que teve 3.749 votos no último pleito.

A cerimônia de posse do novo secretariado de Natal acontece nesta quinta (2), a partir das 17h, no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), bairro Nossa Senhora de Nazaré. 

Além da posse do prefeito e da vice, Joanna Guerra, os 29 vereadores também tomaram posse dos seus respectivos cargos nesta quarta-feira (1). A cerimônia ocorreu na Câmara Municipal. Apenas uma chapa lançou candidatura, a encabeçada pelo vereador Eriko Jácome (PP), que foi escolhida com 25 votos. Para o próximo biênio, a composição da Mesa Diretora da Câmara de Natal empossada, nesta quarta, é a seguinte:

Presidente – Eriko Jácome (PP)

1° vice – Robson Carvalho (União Brasil)

2ª vice –  Daniel Santiago (PP)

3° vice – Tony Henrique (PL)

1° secretário- Kleber Fernandes (Republicanos)

2° secretária – Camila Araújo (União Brasil)

3° secretária – Anne Lagartixa (Solidariedade)

4° secretário – Herberth Sena (PV)

Câmara Federal

A presença de Paulinho na Prefeitura também causou mudança na Câmara Federal, onde o agora prefeito possuía mandato como deputado. Com a ida para o Executivo municipal, ele renunciou ao cargo em Brasília. Carla Dickson, sua suplente, assumiu como deputada federal nesta quarta (1) em cerimônia virtual.

“Acabei de tomar posse aqui na Câmara Federal, mais uma vez deputada federal pelo Rio Grande do Norte. Agradeço a Deus essa oportunidade primeiramente e a todos vocês que acreditaram, os mais de 42 mil votos que acreditaram que era possível sim continuar o trabalho de combate à violência contra a mulher, proteção da criança, e fiscalização dos recursos que são enviados pelo governo federal para o nosso estado e os nossos municípios. Sei que terei muita coisa para fazer, muito trabalho. Estou com muita vontade de continuar com essas minhas pautas e eu tenho certeza que será um mandato abençoado por Deus e um mandato entregue a você, meu Rio Grande do Norte”, disse, em vídeo publicado nas redes sociais.

A nova deputada federal já teve outros cargos políticos. Ela foi vereadora entre 2017 e 2020, quando então assumiu como deputada federal — também suplente — na vaga de Fábio Faria, que havia se licenciado para assumir como ministro das Comunicações no governo de Jair Bolsonaro.

A parlamentar ainda tentou a reeleição em 2022, mas seus 43.191 votos não foram suficientes para renovar o mandato em Brasília, tendo ainda desidratado mais de 17 mil votos entre uma votação e outra.

Ela é casada com o médico oftalmologista, ex-deputado estadual e ex-vereador Albert Dickson, que no ano passado tentou voltar a ser vereador de Natal mas recebeu 3.750 votos e não foi eleito, estando na terceira suplência do União Brasil.

Durante o período mais grave da pandemia da Covid-19, em que ocupava uma cadeira na ALRN, o médico alcançou os holofotes da mídia nacional e ganhou até uma reportagem na BBC News Brasil, subsidiária nacional da rede britânica. 

Em 2021, no seu canal do YouTube, o ex-deputado fez uma transmissão ao vivo incentivando o “tratamento precoce” para a Covid.

Para isso, recomendava aos seus seguidores que fizessem uma captura de tela provando que se inscreveram no canal do ex-parlamentar e enviassem a imagem via Whatsapp no número que ele divulgava, para receber uma receita gratuitamente.

O canal dele e da esposa, Carla Dickson, chegou a ser retirado do ar após uma sequência de punições por conta da disseminação de informações falsas sobre a Covid-19, mas depois foi restabelecido.

Para justificar a defesa do “tratamento precoce” para a Covid-19 que o casal fazia no youtube, os advogados do casal argumentaram à época na ação envolvendo a Google que a ciência é plural e não cabe à plataforma censurar a divulgação de informações.

O casal foi notificado 16 vezes em menos de um ano por causa da divulgação de desinformação sobre a covid-19. Pelo menos quatro infrações foram cometidas apenas em 2022 pelo casal, segundo a empresa especializada em análise de dados NoveloData.

O oftalmologista ainda chegou a fazer uma divulgação de uma live para falar “porque é bom pegar covid agora”.

The post Vereadores assumem secretarias e suplentes ganham vagas na Câmara de Natal appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.