Vitória fecha 2024 com menor número de homicídios em oito anos

O número de homicídios registrados em Vitória em todo o ano passado foi o menor desde 2017. Ao longo de 2024, ocorreram 55 assassinatos na capital capixaba, uma redução de 35% em relação a 2023, quando foram contabilizados 85 homicídios. O resultado do ano passado só não supera o de 2016, quando foram registrados 51 crimes dessa natureza em Vitória.De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, a diminuição das mortes violentas na capital é resultado de um conjunto de ações que incluem o uso intensivo de tecnologia, a melhor capacitação e valorização dos guardas e o aprimoramento das operações de inteligência.”É uma redução histórica do número de homicídios da nossa cidade e que mostra a efetividade dos nossos investimentos em todas as áreas: Segurança, Educação, Saúde, Assistência Social, enfim, toda a estrutura que os capixabas precisam para o bem-estar. Todas as vidas para nós importam, por isso vamos trabalhar juntos e cooperando para preservar a vida de todos os capixabas”, destacou o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini.

Melhor capacitação e valorização da Guarda de Vitória estão entre os fatores apontados pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana como importantes para a redução dos homicídios na capital capixaba

|  Foto:
Taynara Nascimento

A queda do número de homicídios dolosos vem acompanhada também da diminuição de índices de crimes patrimoniais, entre eles roubos de carros e roubo a pessoa, com 28% e 20% de queda respectivamente.O secretário municipal de Segurança, Amarílio Boni, pontuou que, além do fortalecimento da Guarda Civil Municipal de Vitória, a queda nos índices de criminalidade da capital advém da integração com as demais forças de segurança.”A parceria com as demais forças de segurança estaduais, federais e de outros municípios fortalecem o enfrentamento aos criminosos, tanto em operações quanto em troca de informações com a Gerência de Inteligência e Central de Monitoramento para elucidação de casos, blitz e detenções. Quem ganha é toda a população”, observou Boni.Menos de 900 homicídios no ano pela 1ª vez no ESEm todo o Espírito Santo também foi registrada uma queda no número de homicídios. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), o Estado finalizou 2024 com 852 assassinatos. O resultado é o melhor desde 1996, início da série histórica. Além disso, pela primeira vez o Espírito Santo registra menos de 900 casos em um ano. O recorde anterior havia sido em 2023, quando ocorreram 976 mortes. A redução, contando os 12 meses do ano passado, chegou a 12,8%, com 125 homicídios a menos que o mesmo período do ano anterior. Os dados foram apresentados durante coletiva de imprensa, na última segunda-feira (30), no Palácio Anchieta, em Vitória.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.