Itaipu produziu 67 milhões de megawatts-hora de energia em 2024

Itaipu produziu 67 milhões de megawatts-hora de energia em 2024

A Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, produziu 67 milhões de megawatts-hora (MWh) de energia elétrica em 2024. A quantidade seria suficiente para abastecer 114 cidades do porte de Foz do Iguaçu ou o mundo por quase um dia inteiro.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

  • LEIA TAMBÉM: Itaipu divulga balanço das ações de 2024, ano do cinquentenário

A produção é significativa porque o ano foi de baixas afluências (quantidade de água que chega) à usina, registra a empresa. A maior geração diária neste ano ocorreu em 18 de dezembro: 298 mil MWh.

Em dezembro, com melhor disponibilidade de água do que no restante do ano, as produções diárias foram mais elevadas que nos meses anteriores. Também ajudaram para esse crescimento a alta demanda do Sistema Nacional Interligado do Brasil (SIN-BR) e da Administração Nacional de Eletricidade do Paraguai (ANDE) pela energia gerada pela Binacional.

O diretor-geral brasileiro, Enio Verri, disse que os números são muito relevantes e representam uma grande contribuição aos sistemas elétricos brasileiro e paraguaio. Os resultados foram em um ano de escassez hídrica significativa, avaliou.

“É Itaipu dando o seu melhor para o atendimento das necessidades energéticas dos dois países irmãos”, comemorou. Isso “só é possível pela elevada qualidade técnica e profissionalismo dos nossos empregados brasileiros e paraguaios”, agregou Enio.

Energia da Itaipu

A produção da binacional em 2024, assim como a das demais usinas hidrelétricas, foi afetada pela intensa estiagem. A redução das chuvas atingiu grande parte das bacias hidrográficas do Brasil e do Paraguai, a qual foi uma das piores do histórico.

A energia gerada em 2024 (67.087.994 MWh) foi 20% menor que em 2023 (83.879.486 MWh), ano que teve a melhor geração dos últimos seis anos. A usina respondeu por cerca de 6% do consumo de energia do Brasil, e por cerca de 80% do consumo do Paraguai.

O fornecimento de energia ao Paraguai correspondeu ao maior valor anual da história, superando os 20 milhões de MWh pela primeira vez. Foi também a primeira vez que o país vizinho ultrapassou a utilização de mais de 30% da produção anual da usina.

“Da mesma forma, os mais de 46 milhões de MWh fornecidos ao Brasil também são significativos”, reforçou a usina. O número mantém a Itaipu, desde os anos 1980, como a usina que mais fornece energia ao SIN-BR – 60% acima da segunda usina que mais produz no país.

A energia gerada por Itaipu em 2024 daria para:

  • abastecer o mundo por 23 horas;
  • suprir o Brasil por 37 dias ou o Paraguai por mais de 3 anos;
  • atender ao estado de São Paulo por 5 meses e 24 dias ou abastecer simultaneamente 114 cidades do porte de Foz do Iguaçu.

Guiness Book

A antes do aniversário de 40 anos de produção ininterrupta de energia, a hidrelétrica havia atingido, em 10 de março, a marca histórica de 3 bilhões de MWh de energia acumulados desde o início da produção em 1984. Com essa marca, consolidou-se como a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.

O marco foi reconhecido pelo Guinness World Records, o Livro dos Recordes, que em 1.º de novembro deste ano certificou a produção de Itaipu desde maio de 1984 até outubro de 2024 e concedeu à Usina o título de “Maior produção acumulada de energia hidrelétrica”. O anúncio foi feito pela juíza oficial do Guinness, Natalia Ramirez Talero, em cerimônia na usina.

(Com informações da Itaipu Binacional)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

O post Itaipu produziu 67 milhões de megawatts-hora de energia em 2024 apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.