Paulinho Freire e vereadores eleitos em Natal tomam posse nesta quarta (1°)

O prefeito eleito de Natal Paulinho Freire (União) começa nesta quarta-feira (1°) o mandato de quatro anos à frente do Executivo municipal. A posse dele e da vice, Joanna Guerra (Republicanos), ocorre a partir das 16h, no Teatro Riachuelo. A transmissão do cargo está marcada para 19h, no Palácio Felipe Camarão.

Dia 30 de dezembro de 2024, o prefeito eleito anunciou os primeiros nomes do futuro secretariado que começa a trabalhar nesta quinta-feira (2). Entre os principais nomes estão a esposa do prefeito Nina Sousa, auxiliares indicados pelo ex-prefeito Álvaro Dias, e uma ex-diretora do Carnatal, festa criada por Freire e alguns sócios na empresa Destaque Promoções.

Além da posse do prefeito e da vice, os 29 vereadores também tomarão posse dos seus respectivos cargos. A cerimônia ocorre a partir das 14h, na Câmara Municipal. Mais velho entre os vereadores eleitos, o Subtenente Eliabe (PL) conduzirá a cerimônia ao lado dos parlamentares Robson Carvalho (União) e Ériko Jácome (PP), que deve ser reconduzido à presidência da Casa.

A nova legislatura de Natal terá 51% de renovação. Dos 29 vereadores eleitos este ano, 15 assuem o cargo pela primeira vez. Os novatos são Samanda Alves (PT), Thabatta Pimenta (PSOL), Irapoã Nóbrega (Republicanos), Daniell Rendall (Republicanos), Léo Souza (Republicanos), Matheus Faustino (União), Tarcio de Eudiane (União), subtenente Eliabe (PL), Cláudio Custódio (PP), Daniel Santiago (PP), Pedro Henrique (PP), João Batista Torres (DC), Anne Lagartixa (Solidariedade), Tony Henrique (PL) e Fulvio (Solidariedade).

Samanda Alves (PT) estreia na Câmara Municipal e amplia bancada do PT / Foto: divulgação

Prefeito tem larga experiência no legislativo

Paulinho Freire chegou à prefeitura após derrotar no 2° turno das eleições municipais de 2024 a deputada federal Natália Bonavides (PT). Ele recebeu 222.661 votos, o equivalente a 55,34% dos votos.

Empresário do ramo de eventos, Freire já ocupou quase todos os cargos no legislativo do Rio Grande do Norte. Foi vereador, deputado estadual e deputado federal. Também foi vice-prefeito, na gestão Micarla de Sousa, e chegou a ocupar a cadeira principal do Palácio Felipe Camarão em 2012 por alguns dias após a cassação da então prefeita. Renunciou, no entanto, para assumir o mandato de vereador no ano seguinte. Ele também foi presidente da Câmara Municipal por quatro legislaturas e ocupou a presidência da Federação da Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte.

O próximo prefeito de Natal também passou por vários partidos no Estado. Começou a trajetória política no PMDB, em 1993, e também foi filiado ao PSDB, PSB, PP, Solidariedade, PDT até chegar ao União Brasil, onde está acomodado hoje.

O mandato de Paulinho Freire que começa neste 1° de janeiro segue até 31 de dezembro de 2028.  

The post Paulinho Freire e vereadores eleitos em Natal tomam posse nesta quarta (1°) appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.