Centro Cultural Banco do Nordeste vira opção de lazer e arte em Mossoró

Inaugurado no dia 2 de outubro deste ano, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) em Mossoró tem se tornado opção de lazer e diversão para a cidade. O equipamento cultural é o primeiro do Banco no Rio Grande do Norte, oferecendo shows musicais, peças de teatro, oficinas e mais.

Em setembro deste ano, o Banco do Nordeste e o Governo do Rio Grande do Norte firmaram um Termo de Cessão de Uso do Teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró, visando à instalação do centro cultural no município. O documento oficializou a cessão do espaço por um período de 20 anos. O Teatro tem capacidade para 500 pessoas e está sendo revitalizado para se adequar às necessidades modernas de um centro cultural, com previsão de entrega do novo equipamento no primeiro semestre de 2025. Entretanto, o centro já funciona com atividades em outros espaços.

Artistas de envergadura, como a cantora e compositora potiguar Khrystal e a banda pernambucana de rock psicodélico Ave Sangria, já ofereceram shows por meio do CCBNB. Entre os dias 20 e 22 de dezembro, o Centro também realizou, em parceria com a Casa da Ribeira, o Festival Internacional Casa da Ribeira (FICA) no município, com três apresentações.

Aldemir Freire, diretor de Planejamento do Banco do Nordeste, diz que a experiência está atendendo ao planejamento que foi definido para o Banco do Nordeste Cultural Mossoró, tendo como premissas o diálogo com a comunidade artística, a ocupação das casas dos grupos artísticos, a formação voltada para os agentes culturais, além de atividades que ampliem o acesso da população à produção artística da região.

“Como resultados, estamos alcançando o reconhecimento por parte da população e das instituições parceiras”, aponta.

Sobre a possível expansão do CCBNB para outras cidades potiguares, Freire diz que, quanto aos municípios do RN, eles estão sendo alcançados principalmente por meio da circulação da produção dessas unidades. 

“No próximo semestre, a proposta do Banco do Nordeste Cultural Mossoró é ocupar equipamentos culturais de outros territórios do RN”, aponta.

O projeto do CCBNB inclui uma vasta programação gratuita para todas as idades, com eventos planejados ao longo do ano em diversos espaços da cidade. Além de shows e espetáculos, o centro promove cursos e oficinas, com o objetivo de fomentar a inclusão cultural e a geração de renda por meio da arte.

A iniciativa coloca Mossoró no circuito cultural promovido pelo Banco do Nordeste, que já tem estruturas em Fortaleza e Juazeiro do Norte (Cariri), no Ceará, e em Sousa, na Paraíba. Os espaços que promovem a cultura e a diversidade das artes, em seus mais variados estilos e conceitos, têm programação gratuita e um calendário regular de eventos, planejado para movimentar o ambiente artístico durante todo o ano. Além disso, abrem espaço para o diálogo sobre cultura com artistas locais, a comunidade e o público em geral.Para mais informações, acesse o Instagram @bancodonordesteculturalmossoro.

The post Centro Cultural Banco do Nordeste vira opção de lazer e arte em Mossoró appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.