Após 15 anos fechado, Teatro Sandoval Wanderley segue sem data de reabertura

Após quase 15 anos fechado, o Teatro Sandoval Wanderley, também conhecido como “Teatrinho do Povo,” continua sem data para reabrir suas portas. Localizado no bairro do Alecrim, foi inaugurado em 1962 e é o único espaço teatral municipal natalense. O fechamento, em 2009, ocorreu por determinação do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público devido às más condições de infraestrutura.

Em outubro de 2022, a Prefeitura de Natal assinou uma ordem de serviço anunciando a recuperação total do local, com um investimento de cerca de R$ 6 milhões. À época, o poder executivo prometeu que as obras durariam entre 6 e 10 meses, com previsão de reabertura para 2023. Em março deste ano (2024), o então diretor do teatro Lenilton Teixeira, disse que a expectativa era de que o teatro voltaria a funcionar até maio deste ano. Mas em junho passado, a Prefeitura de Natal resolveu entregar a gestão do teatro à iniciativa privada, mesmo sob protesto da classe artística de Natal.

Após três tentativas frustadas, a proposta de Álvaro Dias foi aprovada pela Câmara Municipal de Natal em 14 de agosto. O Projeto de Lei nº 413/24 autoriza a concessão gratuita de direito real de uso do teatro ao SESC-RN, que ficará responsável por sua gestão e revitalização. O projeto de concessão inclui três emendas importantes. A primeira garante a gratuidade da sala de ensaios para grupos culturais locais, promovendo o acesso democrático às instalações. A segunda estabelece que a entidade gestora será responsável por todos os encargos civis, administrativos e tributários referentes ao imóvel. Por fim, a terceira emenda determina que quaisquer benfeitorias realizadas no teatro serão incorporadas ao patrimônio do imóvel, sem direito a indenização ou retenção pela entidade gestora.

Tal concessão representa uma grande oportunidade para revitalizar o espaço e fortalecer a cena artística local. “A possibilidade de cessão do Teatro Sandoval Wanderley para um projeto de uso e ocupação do SESC é uma oportunidade de ampliar ainda mais nossas iniciativas, sobretudo no campo das artes cênicas, compreendendo as particularidades deste importante equipamento arquitetônico para a cultura da nossa capital”, afirmou em nota o Fecomércio, entidade que supervisiona o SESC no Rio Grande do Norte.

Embora o projeto de requalificação ainda esteja em fase de avaliação pelo Conselho Nacional do SESC, a expectativa é que a aprovação ocorra nas próximas semanas. Uma vez aprovado, o SESC-RN deve apresentar o projeto final, detalhando as intervenções que serão feitas no local.

A obra realizada pela Prefeitura de Natal, antes do projeto de PPP inclui uma nova recepção, sala de leitura, espaço multiuso, sala de reunião, cafeteria, painéis acústicos, nuvens acústicas, bancos nas janelas, saídas integradas, área de convivência, Foyer, camarins, espaços cênicos e teatro retrátil.

The post Após 15 anos fechado, Teatro Sandoval Wanderley segue sem data de reabertura appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.