Campinas tem queda nos registros de estupros em novembro, mas total de casos já supera 2023


Polícia Civil contabilizou 21 boletins de ocorrência de estupro no mês, e metrópole acumula 351 denúncias em 2024. Casos de violência contra crianças e adolescentes representa 72% do total. Mulher denuncia estupro
Reprodução/EPTV
A Polícia Civil de Campinas (SP) registrou queda nos boletins de ocorrência de estupro em novembro, mas os 21 casos do período fizeram com que a cidade ultrapassasse, faltando ainda os dados de dezembro, o total de denúncias de violência sexual de 2023.
Já são 351 ocorrências entre janeiro e novembro, contra 336 de todo o ano anterior.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Reflexo do aumento de denúncias registradas durante todo o ano de 2024, e que culmiram, em agosto, com o maior número de boletins de ocorrência de estupro para um mês na história da cidade.
Dos 351 casos registrados neste ano, 253 (72%) envolvem estupro de vulnerável – quando o crime de abuso sexual acontece com crianças a adolescentes menores de 14 anos.
Aumento nos casos de estupro em Campinas
O g1 solicitou à Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo informações sobre quais as medidas estão sendo adotadas para combater o crime.
Em nota, a SSP defendeu que “segue ampliando os canais de denúncia contra os crimes de violência sexual e investindo em campanhas de conscientização para encorajar as vítimas a buscar ajuda e denunciar agressores, combatendo a subnotificação”.
Acolhimento, proteção e denúncia: conheça rede de apoio a mulheres vítimas de violência em Campinas
“Hoje, a região de Campinas conta com 12 salas de Delegacias de Defesa da Mulher (DDM), que oferecem atendimento especializado ininterrupto por videoconferência em plantões policiais, sendo que 7 inauguradas nesta gestão. Além disso, há 141 DDMs territoriais em funcionamento e a DDM Online, que opera 24 horas por dia, possibilitando o registro de ocorrências e solicitações de medidas protetivas de qualquer dispositivo conectado à internet”, informa, em nota.
Outros crimes
As estatísticas criminais de novembro mostram que o número de vítimas de homicídio doloso foi o mesmo do mesmo período do ano anterior, com oito assassinatos em Campinas. No ano, 80 pessoas já foram mortas na metrópole em crimes contra a vida.
Já os chamados crimes contra o patrimônio apresentam tendência de redução, sendo que apenas os furtos de veículos tiveram alta no período. Veja os números:
Crimes contra o patrimônio em Campinas – novembro 2024 x novembro 2023
Sobre o aumento dos furtos de veículos, a Secretaria de Segurança Pública informou que está atenta à variação dos indicadores e “tem reforçado o policiamento e ações de investigação com base nesses índices”.
Sede do Deinter-2, em Campinas
João Gabriel Alvarenga/g1
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.