Dezenas de prédios de luxo em Miami afundam, revela estudo

Um estudo recente da Universidade de Miami revelou que cerca de 35 edifícios de luxo localizados na costa entre Miami Beach e Sunny Isles Beach estão afundando. A pesquisa, que analisou imagens de satélite entre 2016 e 2023, constatou que o afundamento varia entre dois e oito centímetros e é mais intenso em Sunny Isles Beach.

A causa principal do problema parece ser o deslocamento das camadas de areia, intensificado pelo peso dos edifícios e pela atividade de construção na região. Além disso, o movimento das águas subterrâneas e a deformação da pedra calcária presente no subsolo de Miami também podem contribuir para o afundamento.

Edifícios como The Ritz-Carlton Residences, Trump Tower III, Trump International Beach, Faena Hotel e Porsche Design Tower estão entre os afetados.

Os pesquisadores ressaltaram que a descoberta da extensão dos pontos críticos de afundamento ao longo da costa do sul da Flórida foi inesperada. A técnica utilizada para identificar o problema envolveu a análise de imagens de satélite e o monitoramento de elementos fixos nos edifícios, como varandas e unidades de ar-condicionado.

O estudo também analisou o caso do Champlain Towers South, que desabou em 2021, mas não encontrou sinais de deslocamento na base do edifício antes do colapso. Os pesquisadores sugerem que o acidente pode ter sido causado por outros fatores, como a menor concentração de camadas de areia na área.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.