Solenidade de abertura do Jubileu 2025 será realizada neste domingo

Instituído pelo Papa Francisco, o Jubileu Ordinário de 2025 terá a missa de abertura celebrada em todo o mundo na manhã deste domingo (29). Em Marabá, a programação terá início às 8 horas, com concentração na Igreja São Félix de Valois, na Marabá Pioneira. De lá, partirá uma peregrinação até a Catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no mesmo núcleo.

Na sequência, o bispo Dom Vital Corbellini dará início ao rito de abertura da ‘Porta Santa’, um gesto simbólico de acolhimento e misericórdia. Durante o rito, o bispo baterá na porta, que será aberta em seguida. Após isso, os fiéis, representados por pastorais, grupos e movimentos, passarão pela porta, simbolizando os peregrinos da esperança. O momento culminará com a celebração da Santa Missa, às 9 horas.

Com o lema “Peregrinos da Esperança”, o Jubileu 2025 convida toda a Igreja Católica, formada por homens e mulheres, a participar ativamente. O apelo é direcionado especialmente aos jovens, os incentivando a serem portadores da esperança.

Na mensagem de convite, o bispo dom Vital Corbellini destacou a importância da participação de todos: “É um ano de reconciliação, de graças, de muito amor a Deus e ao próximo”.

A cerimônia jubilar reunirá todos os sacerdotes das 33 igrejas católicas do município. Por esse motivo, não haverá missas em outras comunidades ou paróquias neste dia.

 

SIMBOLOGIA

 

O Jubileu 2025 é um evento presidido pelo Papa Francisco no dia 24 de dezembro, no Vaticano, e carrega como símbolo o convite à renovação espiritual e à vivência da misericórdia divina. É um momento de deixar para trás as práticas e pecados do ano que se encerra, renovando as esperanças na porta que se abre. O rito ocorre após o Natal também em outros países.

A ‘Porta Santa’ é aberta exclusivamente durante anos jubilares, representando os passos em direção a um caminho de graça e reconciliação. Ao atravessarem a porta, os fiéis são chamados a um momento de fé e conversão. Assim como o tema propõe a reflexão sobre cuidado e solidariedade com o próximo, a simbologia da Porta Santa também renova e promove a empatia e a paz entre os cristãos.

(Milla Andrade)

O post Solenidade de abertura do Jubileu 2025 será realizada neste domingo apareceu primeiro em Correio de Carajás.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.