Vazamento de gás próximo à Santa Casa assusta moradores em Barra Mansa


Problema foi constatado durante uma obra do Saae da cidade. Autarquia disse que iniciou o reparo com autorização da companhia de gás responsável pela área. Ninguém se feriu. Vazamento de gás próximo à Santa Casa assusta moradores em Barra Mansa
Giovani Rossini/TV Rio Sul
Um vazamento de gás próximo à Santa Casa de Barra Mansa (RJ) assustou moradores na manhã desta quinta-feira (26). Não houve feridos.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
O problema aconteceu durante uma obra de drenagem do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Barra Mansa na Rua Pinto Ribeiro, no Centro.
Segundo a prefeitura, a Naturgy, companhia de gás responsável pela área, disse ao Saae que não havia tubulação na área da obra e que, por isso, o serviço foi iniciado.
Em nota, a empresa disse que “desenvolveu um guia para obras em vias públicas nos municípios abastecidos por gás canalizado”. O vazamento foi controlado às 10h15 com apoio do Corpo de Bombeiros.
A Rua Pinto Ribeiro chegou a ficar interditada, mas já foi liberada.
Lucelena dos Santos, que estava indo à Santa Casa para fazer uma mamografia, não conseguiu fazer o exame porque a rua estava bloqueada e ninguém podia passar.
A dona Fátima, que estava dentro do hospital com o filho, conversou com o repórter Giovani Rossini, da TV Rio Sul.
“Ninguém mais podia ficar [na rua], nem sair do hospital. Nós recebemos máscaras, porque o cheiro estava até lá dentro [do hospital]”, contou ela.
Procurada pelo g1, a Santa Casa informou que o fornecimento de gás do hospital é interno e não foi prejudicado. Disse ainda que o atendimento seguiu funcionando normalmente.
Sobre os pacientes que perderam consultas e exames marcados por conta da interdição na rua, como a Lucelena, o hospital afirmou que “aqueles que foram prejudicados já estão recebendo todo o suporte da nossa equipe”.
Leia a nota da Naturgy na íntegra

“A Naturgy informa que já sanou o escapamento de gás em sua rede localizada na Rua Pinto Ribeiro 205, no Centro de Barra Mansa. A rede de gás foi atingida acidentalmente por terceiros na manhã desta quinta-feira, 26/12. Técnicos da companhia continuam no local para executar os últimos reparos.
Para evitar situações como esta, a Naturgy desenvolveu um guia para obras em vias públicas nos municípios abastecidos por gás canalizado. Esse guia recomenda que as concessionárias entrem em contato com a Naturgy antes de executar qualquer trabalho, para obter o cadastro das redes de gás. A Naturgy mantém um cadastro atualizado e equipes especializadas na vigilância e no acompanhamento de obras, que podem orientar a perfuração do solo para evitar que a rede de gás seja atingida.
A Naturgy coloca sua Central de Emergência à disposição dos moradores pelo telefone 08000-240197”.
Leia a nota da prefeitura de Barra Mansa
“A Prefeitura de Barra Mansa, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM), informa que, antes de iniciar a obra de drenagem na Rua Pinto Ribeiro, no Centro, entrou em contato com a companhia de gás para verificar os pontos em que o serviço poderia ser realizado com segurança.
De acordo com o que foi apresentado pela empresa, através de projeto e com protocolos, o local em que a obra iniciou não haveria tubulação de gás.
Logo que ocorreu o acidente, a companhia de gás foi acionada para resolução dos transtornos causados”.
Siga a TV Rio Sul no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.