Em 11 meses, mortes no trânsito em 2024 já superam total do ano passado em Rio Branco, alerta Detran


Número geral de acidentes também se aproxima do resultado obtido em 2023, e a maioria dos meses teve mais ocorrências que no ano passado. Natasha e o filho Isaac foram atropelados por um caminhão em fevereiro deste ano
Arquivo pessoal
No dia 3 de fevereiro, a história de Natasha Caroline Souza Gomes, 25 anos, e do filho dela, Isaac Gomes Cavalcante, 8 anos, que mal começava a ser reconstruída, foi interrompida para sempre.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Mãe e filho foram atropelados por um motorista embriagado enquanto estavam em uma parada de ônibus. Eles foram atingidos pelo caminhão que invadiu a contramão, na rodovia AC-040, nas proximidades da curva do Itucumã, bairro Santa Maria, em Rio Branco.
O trágico incidente que vitimou mãe e filho é uma das 43 ocorrências de trânsito fatais registradas em Rio Branco entre janeiro e novembro de 2024, segundo a Coordenadoria de Engenharia e Estatística de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC).
O menino morreu ainda no local, enquanto a mãe foi resgatada em estado gravíssimo mas morreu logo depois. Mãe e filho haviam retomado contato há um ano antes do acidente após ficarem sete anos longe um do outro.
“Ele estava se reaproximando da mãe, ela não morava aqui, morava na estrada de Porto Velho e passou sete anos afastada”, contou Izaías Cavalcante, de 26 anos, pai de Isaac.
O motorista do veículo, identificado como Florisvaldo Ribeiro dos Santos, de 49 anos, fez teste de bafômetro e o resultado foi positivo. Ele foi conduzido à Delegacia de Flagrantes, segundo informações do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. Ele passou cerca de três meses preso, mas foi liberado em outubro.
Vídeo mostra momento em que caminhão atropela mãe e filho
Aumento de vítimas fatais
No mesmo mês em que Natasha e Isaac morreram, outras duas vítimas fatais foram registradas no trânsito da capital. Também foram quatro vítimas no mês anterior, janeiro, e mais quatro no mês seguinte, março.
Porém, segundo os dados do Detran, os meses com mais mortes foram junho e setembro, com seis vítimas cada, e outubro, com cinco.
O número de 43 mortes é 4,8% maior que o total dos 12 meses de 2023, que fechou com 41 mortes.
LEIA MAIS:
Criança de 1 ano morre após ser atropelada enquanto brincava em rua no Acre; motorista não percebeu acidente
Motociclista sem CNH morre após colidir contra a lateral de carro no interior do Acre
Jovem morre após ser atropelado e ter cabeça esmagada por caminhão em Rio Branco
Com isso, o índice de mortes a cada 10 mil veículos aumentou de 1,68 em 2023 para 1,93 em 2024.
Acidentes
Caminhonete com 11 pessoas sofreu acidente na zona rural de Rio Branco
Divulgação/Sejusp
Se no caso das mortes houve aumento, os números gerais de ocorrências de trânsito em Rio Branco tiveram crescimento ainda maior. Em 11 meses, foram 2.665 acidentes, o que corresponde a 97% do total de 2023, que foi de 2.744.
Os meses com mais acidentes foram junho e outubro, com 270 ocorrências cada, seguidos por julho, com 256.
Os números demonstram que a maioria dos meses de 2024 teve número maior de acidentes que em 2023. Apenas abril teve redução, saindo de 228 casos no ano passado.
Considerando apenas o período entre janeiro e novembro, 2024 já supera o ano passado em 7%. A média mensal de acidentes ficou em 242 casos.
O índice de acidentes a cada 10 mil veículos subiu de 115,83 no ano passado para 119,68 nos 11 meses de 2024.
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.