Aeronave da Embraer pode ter sido abatida no Cazaquistão

Acidentes aéreos frequentemente geram uma série de especulações, mas o caso da queda do avião Embraer 190, operado pela Azerbaijan Airlines, perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, na madrugada desta quarta-feira (25), trouxe à tona possibilidades perturbadoras.Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a parte traseira da aeronave com diversas perfurações, levantando a hipótese de um possível ataque aéreo.CONTEÚDO RELACIONADOVídeo: veja o momento em que sobreviventes saem do aviãoTrump buscará pena de morte para estupradores e assassinosEntenda “A Bolha” que matou 4 milhões de aves no AlascaATAQUE DE DRONES UCRANIANOSO voo, que partiu de Baku, no Azerbaijão, com destino a Grozny, na Chechênia, transportava 62 passageiros e cinco tripulantes. A queda ocorreu cerca de 3 quilômetros de Aktau, após uma tentativa frustrada de pouso de emergência. Inicialmente, autoridades do Cazaquistão afirmaram que o acidente foi causado por uma colisão com pássaros. No entanto, vídeos que mostram o avião após o impacto apresentam danos que se assemelham a perfurações projéteis balisticos reacenderam questionamentos.As agêncas de notícias internacionais destacam que o acidente ocorreu pouco tempo após um ataque de drones ucranianos no sul da Rússia, região próxima ao destino do voo. A conexão entre os eventos, no entanto, ainda não foi confirmada.
🔴 Há cada vez mais indícios de que o avião da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão esta manhã pode ter sido derrubado por fogo antiaéreo.Segundo informações, um ataque ucraniano com drones estava sendo realizado na cidade russa de Grozny, para onde a aeronave se… pic.twitter.com/JwFChzrdx9— Mundo News (@Mundo__News) December 25, 2024RESGATE E NÚMEROS DA TRAGÉDIAAté o momento, 32 pessoas foram resgatadas com vida, incluindo duas crianças, enquanto dezenas de mortes foram registradas. Sobreviventes, muitos com ferimentos graves, foram levados a hospitais na região. Equipes de resgate continuam no local em busca de mais vítimas.Quer mais notícias internacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.REAÇÕES INTERNACIONAIS E INVESTIGAÇÃOAutoridades do Cazaquistão formaram uma comissão para investigar o caso, com apoio do governo do Azerbaijão. Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, relatou que o presidente russo Vladimir Putin expressou condolências ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, que teve de deixar uma cúpula em São Petersburgo após o incidente. “Prestamos nossa solidariedade àqueles que perderam seus parentes e amigos neste acidente aéreo e desejamos uma rápida recuperação aos sobreviventes”, declarou Peskov.Enquanto as investigações avançam, a origem das perfurações na fuselagem e a possibilidade de um ataque aéreo permanecem como pontos centrais de atenção, envolvendo não apenas os governos locais, mas também autoridades de aviação e segurança internacional.
🚨ATENÇÃO: Avião com 67 pessoas a bordo caiu no Cazaquistão. Até o momento, 30 pessoas morreram. pic.twitter.com/HGYwUnzvsZ— CHOQUEI (@choquei) December 25, 2024
Adicionar aos favoritos o Link permanente.