Voluntários do CVV oferecem apoio emocional nas festas de fim de ano

Voluntária durante ligação: procura pelo serviço do CVV aumenta durante o Natal

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Fábio Nunes/AT

Momentos de celebrações em família e com os amigos, o Natal e o Ano Novo são, para boa parte das pessoas, situações de alegria, satisfação e recomeço. Porém, para outras, essas datas podem trazer sentimentos de solidão, tristeza, angústia e pressões sociais, como a obrigação de estar feliz ou as tensões nas reuniões familiares.É justamente neste período do ano que o Centro de Valorização da Vida (CVV) promove uma campanha interna para mobilizar os voluntários para oferecerem um número maior de horas para quem busca o serviço. Responsável pela equipe do CVV Vitória, Ana Marcia Erler diz que o atendimento é feito pelo número 188 e pelo webchat, disponível no site cvv.org.br. O voluntário precisa ter 18 anos completos e participar de um curso de capacitação oferecido de forma gratuita pelo CVV.“A pessoa tem que ter disponibilidade de tempo para poder fazer plantão e para doar calor humano, um pouco da sua atenção. É como se fôssemos um amigo temporário naquele momento que a pessoa está precisando desse apoio”, explica Ana Marcia. Segundo ela, são três meses de capacitação, em que os facilitadores do CVV observam se o voluntário tem o perfil necessário para atuar no centro.Voluntários Sobre o Natal, quando a procura pelo serviço aumenta, Ana prefere frisar a importância da participação dos voluntários. “No Natal, o que a gente percebe é que quanto mais voluntário tem para escutar, menor é o número de filas que ficam aguardando. O que a gente quer é diminuir a fila, a espera”. “A gente trabalha durante todo o Natal, todo o Ano Novo, todas as festas, nas madrugadas. Então, quanto mais pessoas tiverem atendendo, mais a gente vai conseguir dar conta das demandas”, explica. A responsável pelo CVV Vitória ressalta que pessoas que procuram o 188 querem é alguém para falar. “São pessoas que estão sofrendo, elas querem alguém para desabafar, ser escutado com respeito, com atenção, sem pressa, sem julgamento”, destaca Ana.“Então, o voluntário do CVV é alguém que sabe escutar. Alguém que saiba acreditar que o outro, pode sair daquela situação, basta ele ter um ambiente onde se sinta acolhido”, afirma.Mais de 47 mil ligações do Espírito Santo, diz relatórioAs ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV) com origem na Região Metropolitana de Vitória e Cachoeiro de Itapemirim e Região, por DDD do Espírito Santo, somam 47.276 chamadas, entre atendidas e não atendidas, de janeiro a setembro. Os dados são do Relatório de Atividades Nacionais do CVV – 3º Trimestre de 2024.No último trimestre, foram 16.633 chamadas originadas do Estado para o 188. Os estados que mais utilizaram foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia. As cinco unidades da federação somam, em média, cerca de 155 mil ligações em cada mês, o que é algo esperado em função de serem algumas das mais populosas do País, segundo o relatório do CVV.Já as unidades da federação com menos chamados são Amapá, Acre, Roraima, Tocantins e Mato Grosso do Sul.Em uma análise baseada no tamanho populacional, correspondentes ao total de chamadas por 100 mil habitantes o Estado registrou 131 chamadas em setembro, 143 para agosto e 135 em julho. Rondônia, Distrito Federal, Piauí, Minas Gerais e Rio Grande do Norte registram o maior volume. O menor índice de ligações ficou com Tocantins, Amapá, Acre, Roraima e Maranhão. A responsável pela equipe do CVV Vitória, Ana Marcia Erler, destaca que nenhum dado pessoal das pessoas atendidas é armazenado. “A gente não guarda o nome de quem ligou. Não é necessário. A gente não está conversando com o nome de uma pessoa. Nós estamos conversando com alguém e valorizando o que ele tem lá dentro. A humanidade dela”, afirma.SAIBA MAISÉ necessário ter 18 anos completosCentro de Valorização da Vida (CVV)O CVV está com inscrições abertas para voluntários.Para se candidatar é preciso ter 18 anos completos.As inscrições podem ser feitas no https://cvv.org.br/seja-voluntario.Os inscritos passam por uma capacitação de três meses com facilitadores do CVV.No posto da entidade, em Vitória, são 35 voluntários.A CAMPANHA realizada em todo o País é para ampliar o número de participantes.o voluntário do CVV é alguém que sabe escutar. “Alguém que saiba acreditar que o outro pode sair daquela situação, basta ter um ambiente aonde a pessoa se sinta acolhida”, explica Ana Marcia Erler, responsável pela equipe do CVV Vitória.RelatórioA Central 188 realiza levantamento trimestral e no último de pesquisa (setembro de 2024), o mês se destaca com 258.984, sendo o sábado o dia da semana com maior número de chamadas. Trata-se do Relatório de Atividades Nacionais do CVV – 3º Trimestre de 2024.Espírito SantoAs ligações para o CVV com origem na Região Metropolitana de Vitória (027) e Cachoeiro de Itapemirim e Região (028), por DDD do Espírito Santo, somam 47.276 chamadas, entre atendidas e não atendidas, de janeiro a setembro.No último trimestre, foram 16.633 chamadas originadas do Estado para o 188.Em uma análise baseada no tamanho populacional, correspondentes ao total de chamadas por 100 mil habitantes, o Estado registrou 131 em setembro, 143 para agosto e 135 em julho.BrasilNo último trimestre, os estados que mais utilizaram o CVV foram: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia.As cinco unidades da federação somam, em média, cerca de 155 mil ligações em cada mês, o que é algo esperado, em função de serem algumas das mais populosas do País, segundo o relatório do CVV.Já as unidades da federação com menos chamados são Amapá, Acre, Roraima, Tocantins e Mato Grosso do Sul.Por 100 mil habitantes, Rondônia, Distrito Federal, Piauí, Minas Gerais e Rio Grande do Norte registram o maior volume de ligações. O menor índice de ligações ficou com Tocantins, Amapá, Acre, Roraima e Maranhão.Fonte: Ana Marcia Erler e relatório CVV.

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