Umidade: entenda por que sua casa está úmida e quando isso vai melhorar

Em meio a um período de elevada umidade relativa do ar, que atingiu 85% em Lajeado na manhã desta segunda-feira, muitos moradores estão se perguntando por que suas casas estão tão úmidas e quando essa condição irá melhorar.

A umidade dentro de casa não é apenas uma questão de conforto; ela pode afetar a saúde e a integridade das estruturas. Segundo especialistas da MetSul Meteorologia, o fenômeno que explica essa situação é a condensação. Ela ocorre quando o ar quente e úmido entra em contato com superfícies frias, como paredes, pisos, azulejos e janelas, resultando em superfícies molhadas.

Os dias de sol intenso, como desta segunda-feira, exacerbam o problema, pois aumentam a diferença de temperatura entre o ar interno e as superfícies frias das casas. Esse processo é particularmente comum em períodos de transição, quando após dias frios, a temperatura ambiente sobe rapidamente.

Como resolver o problema da umidade?

O fim do desconforto causado pela umidade condensada é gradual e ocorre à medida que a temperatura das superfícies internas se estabiliza com o ar ambiente. Especialistas recomendam arejar a casa para acelerar esse processo, para renovar o ar e reduzir a umidade. Há aparelhos especificos também como os desumidificadores, e até função no próprio ar condicionado que pode ajudar a reduzir o problema. Mas muito mais que um incomodo a umidade é também um problema para saúde se não controlado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda manter a umidade relativa do ar entre 50% e 80% para um ambiente saudável. Valores acima de 80% são considerados muito úmidos e podem contribuir para o crescimento de mofo e ácaros, além de outros problemas respiratórios.

The post Umidade: entenda por que sua casa está úmida e quando isso vai melhorar appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.