Maior festival de fotografia do RN acontece no Complexo Cultural da Rampa

Entre os dias 27 e 29 de dezembro, Natal receberá a segunda edição do Maré Foto Festival, consolidando-se como o maior evento de fotografia do Rio Grande do Norte. Realizado no Complexo Cultural da Rampa, o festival promete uma programação rica e diversificada que inclui exposições, oficinas, projeções, lançamentos de fotolivros e atividades que celebram a fotografia e as artes visuais.

Dentre os destaques da programação, estão a exposição “Gota d’água”, que tem a curadoria de Sânzia Pinheiro e João Oliveira com um recorte sensível sobre temáticas atuais, a mostra do Festival Efêmero, além de uma série de fotolivros em exposição e lançamentos exclusivos. O Maré Foto Festival é um convite à reflexão e à troca de experiências, reunindo artistas, pesquisadores e o público em um evento que fortalece a cena cultural potiguar.

Leia também: Pedro Sampaio, João Gomes e Dorgival Dantas: Confira todos os shows gratuitos de final de ano em Natal

Oficinas gratuitas para todas as idades

Nesta edição, o festival também oferece oficinas gratuitas voltadas a diferentes faixas etárias, estimulando o aprendizado e a criação artística. As inscrições estarão abertas entre os dias 20 e 26 de dezembro no site oficial do evento. Confira as oficinas:

  • “As plantas sentem: estudos de autorretrato e botânica”, com Li Vasc.
  • “Oficina sobre fotografia e arquivo: Colagens, livros e narrativas”, com Marina Feldheus.
  • “O movimento das canoas no peito do rio”, com Thales Pessoa.
  • “Quando a Imagem fala e representa”, com Pablo Pinheiro.

As atividades são oportunidades únicas de aprendizado, dialogando com temas que exploram criatividade, técnica e o poder narrativo das imagens. Cada oficina tem faixa etária específica e para acessar a mais informações basta acessar o site do Maré Foto Festival [https://www.marefotofestival.com/], assim como o Instagram do evento @marefotofestival.

Palestras apresentam o rico panorama da fotografia contemporânea

O festival também tem uma rica programação de mesas para debater temas pertinentes à fotografia contemporânea. Na sexta-feira 27, abertura do festival, às 19h João Oliveira, Sânzia Pinheiro, Paula Lima e Felipe Camilo realizam a mesa “Entre sonhos, resistências e experimentações”.

Já no sábado as artistas, curadoras, pesquisadoras e produtoras na frente do Espaço Duas há 15 anos, Elisa Elsie e Mariana do Vale apresentam uma curadoria de mulheres que trabalham na atualidade utilizando majoritariamente a fotografia em seus projetos artísticos e pesquisas pessoas. A atividade, que tem o título de “Teimosas: artistas visuais contemporâneas” vai acontecer das 14h às 16h.

Já das 18h às 19h30 será realizada a mesa “Processos autobiográficos” com Li Vasc, Marília Oliveira e Lisabete Coradini. Para encerrar o dia, logo na sequência, os fotógrafos Giovani Sérgio, Ricardo Junqueira e Pablo Pinheiro, realizam o “Encontros Visuais”.

No último dia do festival, às 19h, será a vez de Marina Feldhues, Ângela Almeida e Felipe Camilo debaterem a produção e o mercado de fotolivros, assim como seu papel na produção fotográfica contemporânea e o papel na produção de saber e sentido.

O valor histórico do Complexo Cultural da Rampa

O Complexo Cultural da Rampa, além de sediar o festival, é um local carregado de memória e história. Situado às margens do rio Potengi, o espaço foi palco de importantes eventos políticos e culturais ao longo do século XX, conectando o Rio Grande do Norte ao restante do mundo. Hoje, o complexo é um símbolo da riqueza cultural do estado e um cenário ideal para abrigar um evento que celebra a diversidade e a potência da fotografia.

Participações

A programação do Maré Foto Festival tem uma rica diversidade de mesas e palestras o evento traz para o público um rico time de pesquisadores e artistas com nomes que demonstram a relevância do festival, como Marília Oliveira, Felipe Camilo, Sânzia Pinheiro, Thales Pessoa, Marina Feldhues, Li Vasc, Pablo Pinheiro, Elisa Elsie, Mariana do Vale, Lisabete Coradini, Ricardo Junqueira, Giovani Sérgio e Ângela Almeida.

Um grande passo para a fotografia potiguar

A segunda edição do Maré Foto Festival marca um momento histórico para as artes visuais no RN. Mais do que um evento, o festival representa uma plataforma de visibilidade para artistas locais, uma ponte entre o estado e o cenário nacional das artes e uma oportunidade de fomentar o intercâmbio de ideias e experiências. A programação extensa e inclusiva reforça a importância de eventos culturais que impulsionam a economia criativa e fortalecem a identidade cultural potiguar.

O Maré Foto Festival 2024 é uma realização que promete surpreender, emocionar e inspirar todos os participantes. A entrada é gratuita. Não perca a chance de vivenciar o maior festival de fotografia do RN.

Além das ações já citadas o festival também vai contar com apresentação musical e também a realização de uma feira de fotografia na qual os visitantes podem conhecer e adquirir trabalhos de fotógrafos e fotógrafas locais, com produtos como prints, fotolivros, fotozines, entre outros.

O Maré Foto Festival 2ª edição é uma produção do Margem Hub, realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco do Nordeste, e apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, e Secretaria de Estado de Cultura.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.