Natal Luz e espetáculo na Catedral de Pedra de Canela são cancelados após queda de avião em Gramado


Dez pessoas morreram no acidente. Vítimas são o empresário de SP Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi e nove familiares dele. Outros 17 ficaram feridos, sendo dois em estado grave. O Grande Desfile de Natal, em Gramado, é uma das atividades canceladas neste domingo
Cleiton Thiele/ SerraPress
As programações do Natal Luz, em Gramado, e do Espetáculo Luminata, em Canela, foram canceladas neste domingo (22), em razão da queda de um avião de pequeno porte que deixou 10 mortos. De acordo com o governo do RS, as vítimas são o empresário de SP Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi e nove familiares dele.
A organização do Natal Luz afirmou que “o cancelamento dos shows ocorre em respeito à tragédia e como forma de colaborar com a mobilidade na cidade, necessária para atuação das autoridades”. Estavam previstas apresentações gratuitas na Rua Coberta e na Vila de Natal, além de um desfile.
O Espetáculo Luminata informou que “com profundo pesar pelo acidente aéreo e em respeito às vítimas e suas famílias, os espetáculos de hoje na Catedral de Pedra de Canela estão cancelados”.
Vídeo mostra a cronologia de queda de avião em Gramado; 10 pessoas morreram
O acidente
O avião de pequeno porte havia saído do aeroporto de Canela com destino a Jundiaí, em São Paulo, quando caiu por volta das 9h15.
No momento da queda, a aeronave atingiu a chaminé de um prédio, uma casa, uma loja de móveis e uma pousada. Uma turista que estava no local e presenciou a queda disse que as pessoas entraram em desespero.
Segundo os bombeiros, no prédio uma pessoa conseguiu sair sem ferimentos. Não havia ninguém na loja de móveis no momento da queda.
Na pousada, o prédio foi atingido pelos destroços após a queda e houve um incêndio. De acordo com o governo do RS, 15 pessoas que estavam no local ficaram feridas e foram socorridas e levadas para o hospital.
O Piratini informou que a maior parte das vítimas precisou de atendimento por ter inalado fumaça. Duas delas seguem em estado grave.
Vídeo mostra momento em que avião cai atingindo imóveis em Gramado, no RS
Drone refaz possível trajeto da queda
O fotógrafo Cid Guedes registrou o possível trajeto da queda da aeronave. As imagens aéreas mostram o telhado de um prédio após o impacto e, cerca de duas quadras à frente, o segundo andar de uma casa danificado e o local da queda final.
Drone refaz possível trajeto do avião que caiu em Gramado, RS
Veja imagens do local do acidente
Local da queda do avião em Gramado
Evandro Leal/Enquadrar/Estadão Conteúdo
Avião caiu na região central de Gramado
Reprodução
Imagens de drone mostram imóveis danificados após queda de avião em Gramado
Avião cai em Gramado, no Rio Grande do Sul
Reprodução/Halder Ramos
Bombeiros controlam incêndio após queda de avião em Gramado
Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul/Reprodução
Avião de pequeno porte cai em Gramado
Imagens Cedidas/Halder Ramos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.