
Muito além da oportunidade de conhecer lugares novos, existe uma nova tendência no mercado de viagens que vem ganhando bastante força nos últimos tempos: o turismo esportivo. Apesar de também estar relacionado a eventos de grande porte, o que realmente define essa categoria é o fato dos destinos serem lugares ideais para a prática de diversos esportes.
Grande parte dos turistas adeptos ao movimento estão buscando novas experiências na prática dos seus esportes favoritos. Atividades como corridas, caminhadas e ciclismo são amplamente praticadas em viagens nacionais e internacionais, servindo de incentivo para que atletas amadores expandam suas fronteiras.
De acordo com a Collinson, empresa responsável por administrar salas VIPs em mais de 650 aeroportos ao redor do mundo, a estimativa é que o turismo esportivo movimente cerca de 1,8 trilhões de dólares até 2030. O grande foco desse período serão os Estados Unidos, que vão sediar a Copa do Mundo FIFA em 2026 e a próxima edição dos Jogos Olímpicos em 2028.
O peso dos eventos esportivos
O turismo esportivo não é movimentado apenas por pessoas que praticam exercícios, mas principalmente por indivíduos que são fãs de esportes. A própria Collinson apontou que os Estados Unidos e a França estavam entre os destinos preferidos dos brasileiros em 2024 – países que sediaram a Copa América e os Jogos Olímpicos, respectivamente.
Muitas agências se preparam para esses eventos esportivos e vendem pacotes de viagem que já contemplam uma experiência completa, incluindo passagens aéreas, hospedagem e até mesmo os ingressos para as partidas. É sempre um serviço que gera muita procura e aquece o setor de turismo em diversos aspectos.
Turismo para atletas
Já no caso daqueles que preferem escolher seu destino de acordo com as aventuras que serão proporcionadas, o cenário muda um pouco. A prioridade passa a ser países que dispõem de belíssimas paisagens naturais, com destaque para trilhas e praias. Alguns resorts de luxo ao redor do mundo são especializados na categoria, como é o caso do Amangiri nos EUA e da Niyama Private Islands nas Maldivas.
Para um turismo menos requintado, alguns destinos na Europa costumam ser os mais explorados. A cidade de Lisboa em Portugal e a ilha de Mallorca na Espanha são exemplos de pontos turísticos que, além de sua beleza natural, proporcionam diversas oportunidades de praticar trilhas, caminhadas, ciclismo e esportes aquáticos como vela, windsurf, kitesurf e muito mais.
O post Turismo esportivo se fortalece como tendência no mercado de viagens apareceu primeiro em Jornal do Oeste.