“DO MUNDO NÃO SE LEVA NADA. VAMOS SORRIR E CANTAR”: O ADEUS A SILVIO SANTOS

Apresentador comandou o “Programa Silvio Santos” por mais de 60 anos

|  Foto:
Assessoria / SBT

O corpo de Silvio Santos foi sepultado neste domingo, por volta de 9h, no Cemitério Israelita do Butantan, em São Paulo, em cerimônia restrita a familiares e amigos próximos. Ele foi enterrado ao lado de um dos seus cinco irmãos, Leonel Abravanel, morto 1982. O dono do SBT morreu no sábado, aos 93 anos.Estiveram na cerimônia as filhas Daniela Beyruti e Patrícia Abravanel, o neto Tiago Abravanel, seu amigo e cabeleireiro Jassa e os apresentadores Celso Portiolli e Cesar Filho, além do humorista Carlos Alberto de Nóbrega. Na porta do cemitério, havia alguns admiradores do apresentador, segurando cartazes e fotos como forma de despedida.

A discrição na hora do adeus respeitou uma decisão do próprio apresentador, que não queria velório. “Ele pediu para que, assim que ele partisse, o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu”, disse a família Abravanel em comunicado.Silvio era judeu e seu enterro seguiu o rito judaico, isto é, sem ostentação, enfeites ou flores. Segundo a Congregação Israelita Paulista, o objetivo é “frisar a igualdade de todos os seres humanos em sua morada final”. Também de acordo com a tradição judaica, não há exibição do morto em caixão aberto.

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por TV Tribuna Jornalismo-ES (@tvtribunajornalismo)“Não gostei de brincar de envelhecer”, disse Silvio para filhaEmbora tenha usado pijama em suas últimas aparições públicas, o apresentador e empresário Silvio Santos, que morreu ontem, aos 93 anos, gostava de “vestir a roupa de velho”.Foi assim que uma de suas seis filhas, Cintia, mãe do ator e cantor Tiago Abravanel, definiu como o pai encarava as intempéries do envelhecimento em seus últimos anos. O depoimento foi dado para Christina Rocha, no podcast Christina Podtudo, em janeiro deste ano de 2024.

Silvio Santos posa para foto com a esposa Íris Abravanel, as filhas, genros, e netos no Natal de 2020

|  Foto:
Reprodução / Redes Sociais

Cintia foi bem realista na ocasião. Segundo ela, se para os fãs estava difícil ficar sem seu ídolo no comando das tardes de domingo do SBT, para ele esse afastamento também era duro.“É difícil para ele não ser mais aquela pessoa… Ele me disse: ‘Não estou gostando de brincar de envelhecer. Ficar velho é muito ruim. Dói tudo… O corpo dói’”, contou.Para a filha, ser perguntada a todo momento se o pai não iria voltar os estúdios de gravação acabava remetendo a um personagem que ele desempenhava como ninguém, mesmo com as limitações:“Ele é um senhor de 93 anos. Tá ali, velhinho, com dificuldade para andar. Mas, quando botam o microfone nele, ele muda. Parece uma entidade”.Cintia conta que Silvio, embora possa parecer difícil de imaginar, era um “velhinho com manias de um velhinho”, entre elas comer sorvete e chocolate, iguaria que ele escondia no closet.Ao mesmo tempo, estava sempre de prontidão para dar conselhos para as filhas, que assumiram as rédeas dos negócios. “As pessoas não se tocam que aquele Silvio Santos não existe mais. Que o Silvio Santos que elas querem está lá no YouTube. Ele não é mais aquela pessoa”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.