Primeira bombeira brasileira da Itaipu passa por “batismo” com banho de mangueira

Foi com um banho de mangueira que Bruna Martinez foi batizada, na tarde desta quarta-feira (14), como a primeira mulher brasileira a integrar o Corpo de Bombeiros da Itaipu. Compareceram à solenidade, em frente à sede da corporação, os bombeiros brasileiros e paraguaios – em especial, as quatro bombeiras paraguaias que já fazem parte do quadro –, além de gerentes e do superintendente da Segurança Empresarial (SE.AD), Washington da Rosa.

Bruna é empregada da Itaipu há quatro anos, como agente de segurança na SE.AD. Formada em Enfermagem, ela também traz experiência como bombeira militar do Paraná, onde atuou de 2013 a 2020. Agora, vai passar por um período de ambientação de três meses para fazer os cursos e se adaptar às exigências específicas de Itaipu.

Após a solenidade, Bruna partiu para o batismo. Com a mangueira acionada, ela abriu os braços para receber o banho. Em seguida, foi abraçada pelas quatro colegas paraguaias, que também se molharam. “Estou muito feliz com a oportunidade de vir para cá e espero muito poder contribuir, aprender com os colegas e fazer jus a este momento histórico. Espero que seja uma porta de entrada para que outras colegas venham e somem ao Corpo de Bombeiros da Itaipu”, comentou Bruna.

Foto: Sara Cheida / Itaipu Binacional

Washington da Rosa concorda que o momento é histórico para a margem esquerda (brasileira) da empresa. “A Bruna é uma excelente profissional, ela veio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná e já estava na Itaipu havia um bom tempo. Ela vai prestar excelentes serviços, junto com os outros bombeiros. Futuramente, vamos incorporar mais mulheres ao quadro”, afirmou.

Quem também deu as boas-vindas à nova integrante foi a colega paraguaia Gisele Meza, que, com 15 anos e 6 meses de Itaipu, foi a primeira mulher a atuar como bombeira na Binacional. Ela lembra o acolhimento que teve quando era a única mulher da corporação e o privilégio por trabalhar com vários profissionais brasileiros e paraguaios. “Vou passar esse acolhimento para as minhas colegas. A gente está muito feliz com a chegada da Bruna e sabemos que só vamos crescer. Ela é muito bem-vinda”, disse.

Bombeiros da Itaipu

O Corpo de Bombeiros da Itaipu tem um efetivo de 46 profissionais, sendo 41 homens e 5 mulheres. São 24 brasileiros e 22 paraguaios, que ficam na sede da corporação, na área industrial da Itaipu, quando não estão em ação. São várias frentes de atuação, como a prevenção de acidentes na Casa de Força, o trabalho em espaço confinado, em altura, no vertedouro, o combate a incêndio em áreas florestais ou dentro da usina hidrelétrica, o resgate de pessoas em acidentes de trânsito ou no reservatório, entre outras.

Em maio, por exemplo, oito bombeiros da Itaipu foram destacados para atuar no salvamento das vítimas das enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Eles resgataram 260 pessoas e mais de 100 animais, entre cães, gatos, aves e suínos, além de apoiar as forças de segurança. Levaram para o RS quatro embarcações, um jet sky e outros materiais necessários para atender ocorrências relacionadas a enchentes.

O post Primeira bombeira brasileira da Itaipu passa por “batismo” com banho de mangueira apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.