Eleição não é cabo de guerra: Foz do Iguaçu deve ser a única causa

editorial - foto marcos labanca

A enormidade de informações à disposição não encontra correspondência com outros tempos e épocas. O manancial de dados, elementos e registros vale para o processo eleitoral, com ferramentas que podem contar a favor do eleitor na hora de sua decisão.

VÍDEO: É quase unanimidade entre os alcoólatras: Eu paro de beber quando quiser!
Assista à nova história da série Vidas do Iguaçu.

São conteúdos institucionais produzidos e ofertados pela Justiça Eleitoral, como orientações, legislações e canais de checagem, passando por materiais informativos gerados pelos veículos de imprensa. E as diferentes estratégias e meios comunicacionais mobilizados pelas candidaturas.

Mas nem tudo são flores quando uma poderosa engrenagem de desinformação opera sem parar. E, para piorar, em um quadrante da vida em que polarizações de toda ordem estimulam o que há de pior, como ódio, violência gratuita e divisões.

Eleição não é cabo de guerra. Essa é a mensagem que o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER/PR) enfatiza no pleito municipal de outubro, para a escolha de prefeito e vereadores(as). É um pacto para que o período que abrange a campanha e a votação ocorra de modo 100% pacífico.

“A política é um debate de ideias, de propostas e não tem a missão de causar violência”, salienta o presidente TRE-PR, Sigurd Roberto Bengtsson. Ele dilatou essa mensagem entre a comunidade, durante agenda nesta semana em Foz do Iguaçu.

A cidade, aliás, recentemente, foi marcada por um episódio de violência eivada pelo ódio político, que resultou em uma liderança do campo oposto do agressor assassinada na própria festa de aniversário. Democracia pressupõe divergir e conviver na pluralidade do pensar.

Se a política falha, a violência e a truculência ganham espaço, a desrazão avança, o interesse pelo bem comum desaparece. E as fake news são grandes condutoras do ódio, subsidiando hordas não somente com mentiras, mas também de fanatismo e revanchismo.

Como parte da cobertura especial das Eleições 2024, o H2FOZ entrega ao eleitorado iguaçuense, na forma de reportagem, um guia completo, rico em infográficos de dados, números e curiosidades. É informação a serviço da democracia, em prol de uma única causa: Foz do Iguaçu.

O post Eleição não é cabo de guerra: Foz do Iguaçu deve ser a única causa apareceu primeiro em H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.