Nova variante do HIV é identificada no RS, Bahia, Rio de Janeiro

Um estudo recente conduzido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou a circulação de uma nova variante do HIV no Brasil. Os pesquisadores detectaram quatro casos do vírus recombinante nos estados da Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, conforme publicado na revista científica “Memórias do Instituto Oswaldo Cruz” nesta sexta-feira (16).

A nova variante, denominada CRF146_BC, é resultado da combinação genética entre os subtipos B e C do HIV, predominantes no país. De acordo com a bióloga Joana Paixão Monteiro-Cunha, coautora do estudo, essa recombinação ocorre quando um indivíduo é infectado por dois subtipos diferentes do HIV, que se misturam no organismo hospedeiro.

Joana destaca que o surgimento de vírus recombinantes pode indicar uma alta taxa de reinfecção, com indivíduos sendo contaminados mais de uma vez. A nova variante foi inicialmente descoberta em 2019, durante uma análise de cerca de 200 amostras de pacientes infectados no Hospital das Clínicas de Salvador. Ao comparar os dados genéticos com bancos públicos, os pesquisadores encontraram outras três amostras com a mesma estrutura do vírus identificado na Bahia.

Até o momento, a nova variante não foi registrada em outros países, e ainda não está claro se ela possui maior transmissibilidade ou se é mais agressiva, levando a uma progressão mais rápida para a AIDS. O primeiro paciente identificado com a variante estava em tratamento antiviral e não apresentou resistência ao medicamento.

A descoberta serve como um alerta para as autoridades de saúde e a população sobre a importância de reforçar medidas preventivas, como o uso de preservativos e o não compartilhamento de seringas. Essas ações são essenciais para evitar novas infecções e conter a disseminação de variantes do HIV no Brasil.


Fonte: CNN Fiocruz e outros portais / #agoranovale

The post Nova variante do HIV é identificada no RS, Bahia, Rio de Janeiro appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.