Lula fala em novas eleições na Venezuela; Maduro rejeita

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quinta-feira 15 que ainda não reconhece Nicolás Maduro como presidente reeleito na Venezuela. Lula também mencionou publicamente pela primeira vez a ideia de novas eleições no país vizinho.

O petista deu as declarações em entrevista à Rádio T, em Curitiba. O presidente está no Paraná para uma série de compromissos na região metropolitana da capital do Estado. “Se ele [Maduro] tiver bom senso, poderia tentar fazer uma conclamação ao povo da Venezuela, quem sabe até convocar novas eleições”, declarou.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Agora RN (@agorarn)

A ideia começou a ganhar força após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, dizer que concordaria com um novo pleito. Nesta quinta, Nicolás Maduro afirmou que Biden faz uma diplomacia intervencionista.
“Eu rejeito absolutamente que os Estados Unidos estejam tentando se tornar a autoridade eleitoral da Venezuela”, afirmou.

O presidente venezuelano não citou Lula, mas disse que a Venezuela não comentou alegações de fraude por parte de aliados de Jair Bolsonaro nas eleições brasileiras de 2022.

Opositores também rejeitam a possibilidade de uma nova eleição, e consideram que a aprsentação de atas, a esta altura, estaria sujeita a novas fraudes. “Eu pergunto a vocês. Se não agradar o resultado de uma segunda eleição, vamos por uma terceira? Uma quarta? Uma quinta? Vocês aceitariam isso em seu país?”, disse María Corina Machado em uma coletiva de imprensa. l

Adicionar aos favoritos o Link permanente.