Eclipse parcial da Lua poderá ser visto em todo o país nesta terça

Um eclipse parcial da Lua será visível em todo o Brasil nesta terça-feira. O fenômeno ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite natural.

Segundo o Observatório Nacional (ON), durante o eclipse, a Lua estará completamente mergulhada na penumbra da Terra, mas apenas 6% de sua superfície será coberta pela umbra, a sombra mais escura. Isso criará uma leve “mordida” na Lua, tornando o fenômeno mais sutil, especialmente para observadores desatentos.

O eclipse lunar ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra, que é composta por duas partes: a umbra, a região mais escura, e a penumbra, onde ainda há alguma incidência de luz solar. Quando a Lua entra parcialmente na umbra, acontece o eclipse parcial. Já quando ela é totalmente coberta pela umbra, o fenômeno é classificado como eclipse total.

Nesta terça-feira, a Lua escurecerá levemente, sem desaparecer completamente. A pequena porção coberta pela umbra deixará uma parte do satélite com aparência “mordida”, o que pode passar despercebido para quem não estiver atento.

Horário e visibilidade

O eclipse parcial terá duração aproximada de uma hora, com o pico do fenômeno previsto para às 23h44, no horário de Brasília. O início da fase penumbral, que não é visível a olho nu, começa às 21h41. Já o eclipse parcial terá início às 23h12, atingirá o seu ápice às 23h44 e terminará às 00h15 da quarta-feira (18).

  • Início do eclipse penumbral: 21h41 (não visível a olho nu)
  • Início do eclipse parcial: 23h12
  • Máximo do eclipse parcial: 23h44
  • Fim do eclipse parcial: 00h15 (18 de setembro)
  • Fim do eclipse penumbral: 01h47 (não visível a olho nu)

As condições climáticas locais serão determinantes para a visibilidade do evento. Em regiões com céu claro, os observadores poderão acompanhar o fenômeno sem a necessidade de equipamentos ópticos.

The post Eclipse parcial da Lua poderá ser visto em todo o país nesta terça appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.