Governo do RS inicia novo ciclo de inspeção em propriedades após foco de gripe aviária em Montenegro

O governo do Rio Grande do Sul iniciou neste sábado 24 o segundo ciclo de visitas em propriedades rurais localizadas em um raio de até dez quilômetros da granja comercial de Montenegro, onde foi registrado o primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) no estado.

Segundo informações da CNN Brasil, a ação segue o Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária. No total, 255 propriedades devem ser visitadas pelo Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). O plano prevê inspeções a cada três dias em áreas de até três quilômetros do foco, e a cada sete dias nas propriedades situadas até dez quilômetros.

Na sexta-feira 23, o DDA finalizou a terceira rodada de visitas nas 19 propriedades situadas no raio de três quilômetros, onde há criação de aves. Até o momento, não há registro de novos casos da doença.

Com o avanço da vigilância e a ausência de novos focos, o governo estadual decidiu reduzir o número de barreiras sanitárias de sete para quatro, dentro da área de dez quilômetros do foco de contaminação.

A detecção do vírus impactou diretamente as exportações brasileiras de carne de frango. Mais de 20 destinos suspenderam as compras do produto oriundo de todo o território nacional. Países como Japão e Emirados Árabes Unidos restringiram a importação especificamente para carne de frango e derivados provenientes de Montenegro (RS).

O governo federal já iniciou negociações com os países importadores na tentativa de flexibilizar as suspensões e retomar o comércio internacional dos produtos avícolas brasileiros.

Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp

Adicionar aos favoritos o Link permanente.