Polícia Federal apreende 60 kg de quartzito em operação contra mineração ilegal no RN

A Polícia Federal no Rio Grande do Norte deflagrou nesta quarta-feira, 22 de maio de 2025, a Operação Horizonte, no município de Parelhas/RN. O objetivo foi combater a extração e comercialização ilegal de minério do tipo quartzito na região.

Participaram da operação oito policiais federais, que cumpriram dois mandados de busca e apreensão. Durante as diligências, foram apreendidos cerca de 60 kg de minério extraído de forma ilegal.

De acordo com a investigação, o quartzito, uma rocha metamórfica altamente dura e resistente, normalmente utilizado em revestimentos de paredes, pisos e bancadas, era extraído irregularmente e posteriormente revendido a empresas privadas, tendo sido utilizado também em obras públicas.

quartzo Blue Fantasy
Pedra de quartzito. Foto: Reprodução

Os envolvidos na extração e exploração responderão por crimes de mineração ilegal, com penas que podem chegar a até seis anos de reclusão.

A Polícia Federal informou que “o nome da operação remete à Serra do Horizonte, que abrange a área investigada, e traz a ideia da necessidade de mudança de perspectiva da forma de realização da atividade no horizonte”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.