Solenidade e palestra sobre saudabilidade abrem a 6ª Jornada Técnica do Setor Alimentício

Programação segue ao longo desta quarta-feira e quinta-feira

“O futuro da saudabilidade é um caminho sem volta”, afirmou Adriano Pegorelli, co-fundador do Nutri Ingredients Summit (NIS), na abertura da 6ª Jornada Técnica do Setor Alimentício, numa amostra do que o evento vai apresentar para o público ao longo de toda a programação. A solenidade que reuniu autoridades, convidados e imprensa ocorreu nesta terça-feira à noite (20), no CTC Lajeado, sendo marcada por pronunciamentos da comissão organizadora e lideranças do município, e seguida pela palestra “O futuro da saudabilidade: o que vem por aí”.

6ª Jornada da Alimentação 2025 (2)

Até quinta-feira, a expectativa é que até mil pessoas participem da Jornada, a qual terá cerca de 30 palestras divididas em um workshop e quatro seminários, além de um salão comercial com 50 marcas de fornecedores expondo produtos e serviços para a cadeia alimentícia.

Presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Joni Zagonel – entidade promotora do evento -, destacou a relevância do Vale do Taquari, que tem se consolidado como um verdadeiro polo de alimentos e bebidas. “Uma vocação que nos orgulha e nos posiciona como referência em qualidade e inovação. Somos grandes produtores de carne de frango, de suínos, de leite e outros produtos. Mas sabemos que o futuro vai além das commodities. Precisamos agregar valor aos nossos produtos, investir em tecnologia, serviços e experiências que conectem ainda mais os consumidores ao que produzimos aqui”. O dirigente ainda fez referência aos desafios, como a suspeita de gripe aviária no RS. “Após a tragédia climática de maio de 2024 mostramos nossa resiliência e capacidade de reconstrução. Agora enfrentamos um novo desafio com a chegada da gripe aviária que exige união, inovação e planejamento para proteger um dos setores mais importantes da nossa economia. Nossa jornada técnica é um espaço para compartilhar boas práticas, debater inovações e olhar para o futuro. Através do Workshop em Alimentos, dos seminários e do salão do expositor promovemos o diálogo entre indústria, serviços e tecnologia. Sempre com o foco na sustentabilidade e na eficiência”, afirmou.

6ª Jornada da Alimentação 2025 (1)

Integrante da comissão organizadora e coordenadora do XXI Workshop em Alimentos, Tânia Gräff reforçou a relevância da Jornada. “Este é o único evento desta magnitude que não acontece em São Paulo. Entendo que somos todos brasileiros e que o conhecimento deve ser levado de norte a sul, de leste a oeste. Porém também compreendo que somos audaciosos, trazendo tantos profissionais para Lajeado. Afinal, conforme pesquisa publicada neste mês, Lajeado é a cidade mais desenvolvida do RS e a 11ª do Brasil, portanto, estamos no local certo”, comemorou.

Tânia traçou um resumo das temáticas que estarão em debate nos três dias e reiterou o impacto da iniciativa local: “queremos oportunizar discussões que agreguem conhecimento, possibilitem novas conexões, proporcionem vantagens competitivas para as organizações e contribuam de forma significativa para o aprimoramento técnico de todos os profissionais que estiverem presentes”.

6ª Jornada da Alimentação 2025 (1)

O vice-prefeito de Lajeado, Guilherme Cé, salientou a missão do Poder Público de apoiar iniciativas como essa. “Reforço que Lajeado e o Vale valorizam o setor alimentício e que todos podem contar conosco. Daqui a pouco, empreendedor de São Paulo quer viver ou investir aqui, e nós estamos de portas abertas”, provocou, fazendo menção às oportunidades e incentivos existentes.

Futuro da saudabilidade

Falando sobre as mudanças de hábitos e escolhas alimentares, Adriano Pegorelli tratou sobre as tendências e inovações que vêm transformando a indústria pelo avanço da tecnologia, comportamento dos consumidores e a crescente preocupação com o impacto ambiental.  O palestrante apresentou aspectos do passado, tendências e oportunidades que estão sendo utilizadas para proporcionar um estilo de vida mais saudável. “O futuro da saudabilidade é um caminho sem volta. Na verdade, não é futuro, é presente. Eu acho que ele já tá aí, ele existe e os resultados estão aparecendo. Inclusive aqui no Vale do Taquari, que é uma região pulsante da indústria de alimentos e bebidas, a gente já percebe várias das grandes empresas e também algumas menores olhando com muito bons olhos a saudabilidade”, observou.

Ao fazer referência a maior expectativa de vida e novos hábitos, o palestrante ponderou a importância do equilíbrio entre as oito dimensões: física, emocional, social, intelectual, espiritual, financeiro, ocupacional e ambiental. “Então, se a gente estiver em equilíbrio com essas oito dimensões, a gente certamente vai conseguir ter mais tempo pra fazer tudo aquilo que a gente quer”, completou. Para ele, o futuro dos alimentos é preventivo, inclusivo, personalizado e sustentável.

Programação quarta-feira

  • 08h as 17h no salão principal –   XXI Workshop em Alimentos
  • 08h às 17h no salão panorâmico – III Seminário de Qualidade e Segurança em Alimentos
  • 17h30min no salão principal –  V Meeting Empresarial
  • 08h às 19h30min no salão principal – Visitação no Salão do Expositor

The post Solenidade e palestra sobre saudabilidade abrem a 6ª Jornada Técnica do Setor Alimentício appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.