Gripe: pelo menos seis cidades do Alto Tietê têm vacina disponível para todos os públicos


Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Santa Isabel já atenderam orientação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo para ampliação da vacinação. Antes, imunização era destinada exclusivamente aos grupos prioritários, formados por idosos, crianças de até 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas. Vacina contra gripe está disponível em todos os centros de saúde de Campinas
Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas
Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba começam nesta quarta-feira (21) a vacinação de todos os públicos contra o vírus da gripe nas unidades básicas de Saúde (UBS).
Arujá, Guararema, Poá e Santa Isabel já ampliaram a vacinação, que antes era destinada exclusivamente aos grupos prioritários, formados por idosos, crianças de até 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas.
A Secretaria Municipal de Saúde de Suzano informou que ainda avalia quais procedimentos serão adotados com a nova medida do governo do Estado para ampliar a vacinação contra a gripe.
O g1 questionou todas as prefeituras do Alto Tietê sobre a ampliação da vacinação, mas Biritiba-Mirim, Mogi das Cruzes e Salesópolis não responderam até a última atualização desta reportagem (veja mais detalhes abaixo).
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) ampliou nesta terça-feira (20), a vacinação contra a gripe em todos os municípios do estado para toda a população a partir dos seis meses de idade.
Segundo a SES-SP, até 15 de maio apenas 24,41% do público-alvo se vacinou em todo o estado.
A recomendação é que os grupos prioritários se vacinem quanto antes para evitar desenvolver formas mais graves da doença.
De acordo com a SES-SP, o Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a influenza no calendário básico de vacinação.
Veja como está a vacinação contra a gripe nas cidades do Alto Tietê
Arujá
De acordo com a Prefeitura de Arujá, o município já iniciou a vacinação para todas as pessoas, a partir de seis meses. A vacinação ocorre em todas as UBS de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.
Veja aqui os endereços das UBS
A administração municipal informou que 2,4 mil doses da vacina estão disponíveis e 32,55% do público-alvo se vacinou até o momento.
Ferraz de Vasconcelos
De acordo com a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, o município vai iniciar a vacinação para toda a população nesta quarta-feira (21). A imunização ocorre nas UBS da cidade.
Veja aqui os endereços das UBS
A administração municipal informou que 18.810 doses da vacina estão disponíveis e que apenas 15% do público-alvo se vacinou até o momento.
Guararema
De acordo com a Prefeitura de Guararema, o município já vacina todas as pessoas a partir de seis meses.
A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, nas UBS Jardim Dulce, que fica na rua Caramuru, 36, e na UBS Lambari, que fica na avenida Francisca Lerário, 955. Há também vacinação no Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População Cesap (Cesap), na rua Doutor Armindo, 567, Centro.
A administração municipal informou que 2.920 doses da vacina estão disponíveis e que 33,25% do público-alvo se vacinou até o momento.
Itaquaquecetuba
De acordo com a Prefeitura de Itaquaquecetuba, o município vai iniciar a vacinação para todas as pessoas, a partir desta quarta-feira (21). O serviço funciona em todas as UBS de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30. Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF e caderneta de vacinação.
A administração municipal não informou quantas doses da vacina estão disponíveis e nem o percentual do público-alvo que foi vacinado até o momento.
Poá
De acordo com a Prefeitura de Poá, o município iniciou a vacinação para todas as pessoas a partir dos seis meses de vida. Os atendimentos são realizados em todas as UBS de segunda a sexta-feira das 8h às 15h30. Para se vacinar é necessário apresentar um documento com foto, CPF e, se possível cardeneta de vacinação.
Veja aqui os endereços das UBS
A administração municipal não informou quantas doses da vacina estão disponíveis e nem o percentual do público-alvo que foi vacinado até o momento.
Santa Isabel
De acordo com a Prefeitura de Santa Isabel, o município iniciou a vacinação para todas as pessoas a partir dos seis meses de vida. A vacinação ocorre em todas as UBS de segunda a sexta-feira das 8h às 16h e das 7h às 19h, na UBS Prefeito Ilário Dassiê, no Brotas.
Veja aqui os endereços das UBS
A administração municipal informou que tem 3,5 mil doses da vacina disponíveis e 34,4% do público-alvo se vacinou.
LEIA TAMBÉM: Caso de violência doméstica em Suzano leva PM até suspeito de participar de suposto esquema de fraude contra o INSS
Cidades do Alto Tietê fazem campanhas de vacinação
Veja tudo sobre o Alto Tietê
Adicionar aos favoritos o Link permanente.