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A ideia é que Dilma consiga liberar, em Xangai, diretamente do banco gerido pelo grupo de países emergentes conhecido como BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o dinheiro necessário para que a obra possa ser realizada nos próximos anos.O projeto já é estudado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) há pelo menos dois anos, com o nome de “VLT Metropolitano”. O plano inicial era que o modal conectasse de maneira mais eficiente os municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Entretanto, Jerônimo solicitou que os estudos incluíssem a possibilidade de ir ainda mais longe, chegando até Alagoinhas.Caso a viabilidade do projeto seja comprovada, ele ampliará ainda mais o traçado do VLT que está sendo construído em Salvador, com 36,4 km divididos em três trechos: o primeiro entre a Calçada e a Ilha de São João; de Paripe a Águas Claras; e de Águas Claras à orla de Piatã.Aos pés do Mercado ModeloAlém desse avanço rumo a Alagoinhas, o governo trabalha, de maneira ainda mais assertiva, com o projeto de expansão do VLT para o Comércio. Os estudos já se encontram em fase mais avançada e a tendência é que, mesmo antes de encerrada a construção dos primeiros 36,4 km, o governo do estado licite um novo trecho do modal, entre a Calçada e o Terminal da França.Conforme revelado pelo Portal A TARDE, os estudos para a implantação do VLT no Comércio também tiveram verbas garantidas pelo novo PAC, com o planejamento inicial de fazer o modal chegar também à região da Ribeira — o que agora está em segundo plano.Em caso de aprovação desse projeto, será possível se locomover entre o Centro Histórico de Salvador e a parte norte da Orla Atlântica, passando pelo Subúrbio Ferroviário e pelo Miolo, usando apenas um modal de transporte.Obras a todo vaporA construção do VLT em Salvador segue em velocidade acima do previsto no cronograma de obras. Os trens adquiridos pelo governo da Bahia junto à gestão estadual do Mato Grosso passam por manutenção em Hortolândia-SP e devem chegar à capital baiana no final de 2025, viabilizando o início dos testes na região da Calçada.O planejamento do governo Jerônimo é que o VLT de Salvador já comece a circular até julho de 2026, antes do início da campanha eleitoral. A operação, porém, funcionará de maneira assistida, sem cobrança de passagem, em um trecho pequeno entre a Calçada e o Lobato.“Nós enfrentamos muitos desafios, mas nós estamos preparados, comprometidos e aguerridos, para entregar e surpreender, inclusive, em relação ao cronograma. Temos um cronograma apertado, mas nós estamos cumprindo. Estamos com uma obra acima da média em relação a velocidade de investimento e de realização”, declarou Ana Claudia Oliveira, presidente da CTB, durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nesta terça, 20.