Uma prova que vai além do esporte. A Corrida do Porto 2025 teve todas as inscrições preenchidas 20 dias antes da realização da prova em Paranaguá, pela Portos do Paraná, no próximo domingo, 18.
O evento é também um atrativo turístico para o litoral do Paraná, com aumento de 50% no número de participantes em comparação a 2024, se tornando uma opção para corredores profissionais ou amadores conhecerem o Porto de Paranaguá, um gigante logístico, de forma única no mundo.
Segundo a Portos do Paraná, três mil atletas estão inscritos nos percursos de 5,5 km, 10 km e 15 km. Em 2025, a prova conta com novo trajeto e atraiu competidores de oito estados do Brasil, totalizando pessoas de 77 municípios no País. A assessoria afirma que a corrida é um exemplo da relação positiva entre o porto e cidade, bem como impulsiona o contexto turístico, com milhares de pessoas em restaurantes, hotéis, bares e outros estabelecimentos de Paranaguá e do litoral.
“Estamos muito felizes com o acolhimento da comunidade portuária e com o interesse dessa multidão de atletas em participar da competição e conhecer de perto a nossa estrutura portuária. Faz parte da nossa gestão promover essa integração, e o dia 18 será mais um grande momento de festa e esporte aqui na Portos do Paraná”, afirma Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.
Solidariedade
Segundo a Portos do Paraná, outro foco da prova é a solidariedade e a integração, algo que vai além da competição. O valor total arrecadado com as inscrições será revertido em prol de melhorias para o Lar de Idosos Perseverança e para o Asilo São Vicente de Paulo, em Paranaguá.
“Com o aumento no número de participantes em 2025, as entidades assistenciais também serão mais beneficiadas”, complementa.

Estrutura do evento
“Estamos muito felizes em anunciar o encerramento das inscrições com 12 dias de antecedência, um resultado que só foi possível graças ao compromisso da Portos do Paraná em desenvolver um projeto de alta qualidade em um dos cenários mais icônicos do Brasil”, ressalta Arthur Trauczynski, co-CEO da Global Vita Sports, empresa organizadora da Corrida do Porto.
Trauczynski ressalta que os patrocinadores da prova neste ano são as empresas Engine e Cattalini. Os competidores, após a corrida, contam com um espaço de massagem, bem como área kids e painéis interativos para fotos.
“Ano após ano, a Corrida do Porto de Paranaguá registra crescimento — e em 2025 não será diferente: receberemos 3 mil atletas, dos quais 51% são oriundos de outras cidades. Estaremos representados por participantes de dois países, oito estados brasileiros e 77 municípios, fortalecendo o turismo regional e contribuindo significativamente para a geração de renda no comércio local”, afirma o co-CEO da Global Vita Sports.
- Relação do Porto com a história, desenvolvimento e multiculturalismo de Paranaguá
Medalha da Prova
A Global Vita Sports divulgou a medalha oficial da Corrida do Porto 2025. “Mais do que uma lembrança, ela é o símbolo da superação, do esforço e da celebração de cada passo dado até a linha final. Ela carrega a história e a energia de um dos portos mais importantes do Brasil”, salienta. A medalha é prata, com cores laranja e azul, bem como a logo dos 90 anos do Porto de Paranaguá.
Kits e entrega
O kit entregue para cada competidor conta com mochila, camiseta e viseira. A entrega dos kits em Paranaguá é feita no Palácio Taguaré, na Avenida Ayrton Senna, 161, na sexta-feira, 16, das 14h às 18h30 e no sábado, 17, das 10h às 17h. Em Curitiba, a entrega ocorreu na Fiat Barigui, na Avenida Padre Agostinho, 3060, Campina do Siqueira, na quinta-feira, 15, das 9h às 19h.