Obra parada há 3 anos prejudica mais de 20 mil trabalhadores, diz vereador

Mais de 20 mil trabalhadores da Zona Norte de Natal estão sendo prejudicados pela paralisação da obra da linha roxa do trem urbano, interrompida em frente à fábrica Santa Clara desde 2021. A denúncia foi feita pelo vereador Tarcio de Eudiane (União) durante a sessão ordinária da Câmara Municipal. Segundo ele, a linha já conta com trilhos e estação prontos, mas segue sem funcionamento, impedindo o acesso direto de milhares de pessoas a seus locais de trabalho.

De acordo com o parlamentar, a linha roxa da CBTU deveria ligar a estação em frente à Santa Clara até o Aeroporto de Natal, passando por bairros densamente povoados e com concentração de polos industriais, como Guararapes, Vicunha, Santana Fecho, Linha Corrente e a unidade da Ambev.

“A solução já está pronta. Está lá, parada, enquanto a população sofre para conseguir transporte”, afirmou. Ele lembrou que os moradores dos bairros Jardim, Cidade das Rosas, Cidade das Flores, Parque dos Coqueiros, Nossa Senhora da Apresentação e até mesmo São Gonçalo do Amarante seriam diretamente beneficiados com a retomada da linha.

Durante seu discurso, Tarcio criticou a falta de iniciativa da CBTU e fez um apelo direto ao Governo Federal, aos deputados federais e aos senadores do Rio Grande do Norte. “Por que a CBTU, até hoje, não colocou essa linha para funcionar? Se está pronta a linha de trem, se está pronta a estação, por que não está em operação?”, questionou.

Ele frisou que o transporte ferroviário representa uma alternativa mais barata e eficiente para os trabalhadores da região. “A passagem do trem custa em torno de R$1,00, muito mais acessível do que os valores cobrados nos transportes alternativos ou no desconto feito nos salários pelos ônibus fretados das empresas.”

O vereador também se disse indiferente a disputas partidárias sobre a paternidade da obra e cobrou que o atual governo finalize o que foi iniciado na gestão anterior. “Não me importa quem começou. Quem tem que terminar agora é o governo atual. O que interessa é que a população está sendo penalizada”, afirmou, dirigindo-se diretamente à CBTU e ao Congresso Nacional.

O apelo de Tarcio recebeu apoio do vereador Éber, que concordou com a necessidade de retomar a obra e ampliar as alternativas de mobilidade na Zona Norte. Ele ainda sugeriu a construção de uma trincheira ou viaduto ligando os Jardins à área industrial, reforçando a urgência de integrar melhor as regiões da cidade.

A linha roxa foi projetada para desafogar o trânsito da BR-101 e criar uma rota direta entre áreas industriais e residenciais. O ponto final planejado é o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. A paralisação da obra em frente à fábrica Santa Clara interrompe esse trajeto e impede a operação da estação final, já concluída fisicamente, segundo o vereador.

Encerrando sua fala, Tarcio reafirmou seu compromisso com os trabalhadores da Zona Norte e cobrou celeridade da CBTU. “Mais de 20 mil pessoas poderiam estar usando esse serviço. A estação está pronta. A linha está pronta. Falta vontade”, declarou.

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