Curso de Medicina da UFPR ganha sede própria em Toledo

UFPR

UFPR

Estimated reading time: 5 minutos

Agora é oficial: o curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem sede própria junto ao Biopark. O documento confirmando a doação de uma área com 9 mil metros quadrados foi assinado nesta quinta-feira (16) pelo casal Luiz e Carmen Donaduzzi e pelo reitor da instituição de ensino superior, Marcos Sunye. Também como forma de homenagem à família, o anfiteatro localizado no prédio da UFPR passará a se chamar Anfiteatro Aldemar Donaduzzi.

O prefeito Mario Costenaro participou da solenidade ao lado do deputado federal Dilceu Sperafico e reforçou a importância da parceria para o desenvolvimento não apenas da saúde, mas da sociedade toledana como um todo. “Com esse gesto magnífico, esse casal, doutor Luiz e dona Carmen, reforça o legado que deixa em nossa terra. Essa doação é imensurável. Isso é intangível”, destaca.

Ainda de acordo com o prefeito, o significado “de um curso como esse, de uma universidade como essa, um local tão especial e diferente como é o Biopark é algo significativo. Extremamente significativo. Ainda mais para essa cidade, Toledo, que é uma cidade iluminada”, ressalta.

O prefeito fez questão de destacar o trabalho realizado por todos ao longo do tempo para a construção de uma cidade onde se encontram “pessoas dispostas a se doar pelo desenvolvimento. Nós construímos uma cidade cada vez mais pujante, cada vez mais saudável e aí o curso de Medicina nos ensina isso e agora abraçamos também o curso de uma forma tão significativa”, reitera.

Legado – Carmen Donaduzzi lembrou do início de toda a trajetória da empresa, desde quando ainda era uma pequena indústria farmacêutica até o momento dessa doação tão importante. “Sempre buscamos trabalhar com ética e fomos criados pelo trabalho diário”, observa. 

Ela revela que, ao ter conhecimento que o curso de Medicina poderia ter ido embora de Toledo, “o município não podia perder essa oportunidade. Hoje agradeço a todos que ajudaram a construir esse projeto. Ele partiu de um legado que queremos deixar: um trabalho com ética e resiliência”, salienta.

Dona Carmen refletiu quantas outras empresas ou indústrias poderiam colaborar com o país, mas isso não ocorre. “Pensar que a UFPR é uma universidade com mais de 100 anos e contribui tanto com o Brasil. É preciso compreender o valor desta universidade para Toledo como para todos os locais em que está instalada”, analisa.

O reitor da UFPR, Marcos Sunye, lembrou que a universidade é responsável por metade dos doutores formados no Paraná. “Isso mostra sua importância para o desenvolvimento da sociedade. É possível ter o melhor ensino do país dentro da UFPR. Precisamos de mais Donaduzzis para o bom funcionamento da universidade”, comenta.

O diretor de desenvolvimento do Interior da UFPR, Carlos Eduardo Zacachin, destaca que o processo de cessão deste espaço é um marco. “Ele se estabelece para o desenvolvimento regional baseado na pesquisa, ensino e extensão”, pondera.

Esforço coletivo – A vice-reitora Camila Girardi Fachin enfatizou a importância de a universidade pública manter as parcerias entre iniciativa privada e poder público. “Uma soma de esforços que serviu para transformar este lugar”. 

Em nome da instituição, a vice-reitora agradeceu ao casal Donaduzzi que, segundo ela, “movido pelo espírito de comunidade, mas, acima de tudo, de coragem, são exemplos para outras pessoas em aceitar um projeto”. Ela também cita a possibilidade de abertura de novos cursos. “O principal objetivo é formar um câmpus com vocação voltada à saúde”, pontua.

A diretora do câmpus Toledo da UFPR, Ana Paula Carneiro Brandalise, salientou o fortalecimento da parceria e fez uma retrospectiva desde 2016, quando o curso foi implantado em Toledo. “Recordo que, no início, a sede provisória foi emprestada. Foi difícil começar. Porém, aos poucos, o curso começou a tomar forma. As pedras encontradas no caminho ajudaram a pavimentar o alicerce deste curso, que tem nota máxima em sua avaliação e reconhecimento no município e na região”, frisa.

De acordo com o deputado federal Dilceu Sperafico, o repasse da cessão de uso é um momento histórico para Toledo. O parlamentar salienta a importância do curso de Medicina. “É uma ação que significa muito para uma cidade do interior. Nosso país seria diferente com mais pessoas como o casal Donaduzzi. Não tenho palavras para agradecer esta doação. Estou à disposição naquilo que for possível para melhorar a estrutura da UFPR”, assegura.

O post Curso de Medicina da UFPR ganha sede própria em Toledo apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.