Curso de Condutor de Trilhas e Caminhadas é realizado pela Setur em Alter do Chão em Santarém


Objetivo é preparar a população local para atuar com profissionalismo no turismo sustentável, promovendo experiências de qualidade e valorizando os saberes regionais. Aula prática do curso de Condutor de Trilhas e Caminhadas em Alter do Chão
Divulgação
Até a próxima sexta-feira (16), a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realiza na vila de Alter do Chão, distante cerca de 37km da zona urbana de Santarém, oeste do Pará, o curso de Condutor de Trilhas e Caminhadas. A capacitação começou dia 5, e visa preparar a população local para atuar com profissionalismo no turismo sustentável, promovendo experiências de qualidade e valorizando os saberes regionais.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O curso foi dividido em três módulos: Turismo, Condução de Trilhas e Atendimento Pré-Hospitalar (APH). As aulas teóricas aconteceram no auditório da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, enquanto as atividades práticas foram realizadas na Serra Piroca, um dos atrativos naturais mais visitados da região.
No Módulo I, conduzido pelo turismólogo Deoclécio Júnior, os participantes tiveram acesso a conteúdo sobre os fundamentos do turismo, recursos e atrativos turísticos, além de uma abordagem crítica sobre a oferta atual de produtos em Alter do Chão. Segundo o instrutor, os encontros também promoveram reflexões sobre o ecoturismo e o turismo de base comunitária, incentivando a criação de narrativas interpretativas que reforcem o valor ambiental e cultural das trilhas ecológicas e dos passeios tradicionais, como os realizados de catraia na floresta de igapó.
“Trabalhamos o desenvolvimento de habilidades por meio de técnicas de construção de narrativas dos elementos naturais, diversificando o olhar dos visitantes. Isso favorece o entendimento do ecossistema e promove a educação ambiental no local de visitações”, destacou Deoclécio.
O Módulo II ficou sob responsabilidade do instrutor Willan Gama, especializado em condução de trilhas e práticas de campo em ambientes naturais. Já o Módulo III foi ministrado pela sargento Angélica, do Corpo de Bombeiros Militar, que trouxe aos alunos conhecimentos essenciais sobre primeiros socorros em ambientes de trilha e situações de emergência.
“É uma honra para a corporação Bombeiro Militar fazer parte de um evento de tamanha magnitude. O treinamento de Primeiros Socorros para os alunos do Curso de Condutor de Trilhas e Caminhadas é de suma importância, pois durante a atuação deles, irão se deparar com inúmeras situações que possam requerer tais conhecimentos”, afirmou a sargento bombeiro.
Willan Gama trabalha com condução de trilhas e práticas de campo em ambientes naturais
Divulgação
Durante o módulo, foram abordados temas como suporte básico de vida, avaliação da cena, traumas, fraturas, emergências clínicas e até parto de emergência.
De acordo com a Setur, a realização do curso em Santarém reforça o compromisso do órgão com a interiorização do turismo, a qualificação dos profissionais do setor e a valorização do Oeste do Pará como destino estratégico, especialmente diante do crescimento do ecoturismo e da proximidade da COP 30, que será realizada em Belém em 2025.
Para o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, investir na formação de condutores é essencial para que o turismo se desenvolva de forma responsável e com inclusão social.
‘Turismo Aqui’: Conheça as belezas naturais da serra Piroca, em Alter do Chão
“Alter do Chão é um símbolo da beleza e da diversidade da Amazônia, e preparar a comunidade local para conduzir visitantes com segurança, conhecimento e respeito ao meio ambiente é fundamental. Com ações como essa, estamos gerando oportunidades, promovendo a sustentabilidade e fortalecendo o turismo como vetor de desenvolvimento regional”, afirmou o secretário.
Curso para condutores de trilhas e caminhadas em Alter do Chão
Divulgação
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.