O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou uma nova vinda ao Rio Grande do Norte em junho. Será a volta dele ao estado após a visita fracassada de abril, em que passou mal no município de Santa Cruz e precisou ser internado em Natal.
O anúncio foi feito pelo próprio Bolsonaro, em vídeo publicado nas redes sociais do senador Rogério Marinho (PL). A data prevista para a passagem do ex-presidente é nos dias 12, 13 e 14 de junho. Bolsonaro deve vir a Natal e Mossoró dentro da programação do Rota 22, projeto de séries e visitas pelo país impulsionado pelo Partido Liberal com base em uma agenda conservadora.
Bolsonaro já havia vindo para o RN em 11 de abril, quando participaria das primeiras atividades do Rota 22. Ele tinha desembarcado em Natal e viajava pelo interior quando, ao passar pelo município de Tangará, a caminho da região Seridó, precisou ser atendido com urgência no Hospital Municipal de Santa Cruz, na região do Trairi. De lá, foi transportado no helicóptero do Governo do Estado para Natal, onde foi atendido no Hospital Rio Grande. O quadro foi de distensão abdominal e dor. No dia 12 de abril, se transferiu para Brasília.

À época, em várias dessas cidades em que passou no caminho, protestos foram organizados contra a presença de Jair Bolsonaro. Em Pau dos Ferros, por exemplo, onde o ex-presidente participaria do seminário “Rota 22”, na noite de 11 de abril, manifestantes espalharam faixas pela cidade com a frase “sem anistia”.
Inicialmente, Bolsonaro não agradeceu à governadora Fátima Bezerra (PT) pelo suporte recebido quando passou mal no início da tour que faria pelo RN. Por determinação da governadora, o ex-presidente foi transferido no helicóptero da Polícia Militar de Santa Cruz, onde recebeu os primeiros atendimentos, para Natal. O gesto de reconhecimento só ocorreu neste mês, em entrevista à Revista Oeste.
“Quero aproveitar o momento e mandar um abraço ao Hospital de Santa Cruz, que foi o primeiro atendimento que eu tive à base de morfina, mas foi um tratamento excepcional. Depois também à governadora do Rio Grande do Norte, que juntamente com o respectivo secretário de Segurança, emprestou o helicóptero para me levar até Natal”, disse o ex-presidente.
Já na última quinta-feira (8), foi a vez da esposa, Michelle Bolsonaro, tecer agradecimentos à Fátima.
“Foram tantas pessoas importantes nesses 22 dias de hospitalização, começando pelo primeiro atendimento no Hospital Santa Cruz e, depois, no Hospital Rio Grande – RN. Muito obrigada a toda a equipe! Agradeço também ao senador Rogério Marinho e à governadora Fátima Bezerra, que nos deram todo o suporte necessário para a transferência do meu marido”, escreveu a ex-primeira-dama.
Bolsonaro réu
O ex-presidente se tornou réu no Supremo Tribunal Federal na última quarta (26). Além de Bolsonaro, mais sete ex-integrantes do seu governo foram denunciados por tentativa de golpe de Estado. São eles: o deputado federal Alexandre Ramagem, o almirante e ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o general da reserva e ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional Augusto Heleno, o tenente-coronel e o ex-ajudante de ordens da Presidência da República Mauro Cid, o general e ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira e o general da reserva e ex-ministro da Casa Civil Walter Braga Netto.
Segundo a denúncia, esses oito acusados integram o Núcleo 1, ou “Núcleo Crucial”, de uma organização criminosa que buscava impedir o regular funcionamento dos Poderes da República e depor o governo legitimamente eleito.
Nessa fase processual, foi examinado apenas se a denúncia atendeu aos requisitos legais mínimos exigidos pelo Código de Processo Penal para a abertura de uma ação penal. A conclusão foi de que a PGR demonstrou adequadamente que os fatos investigados configuram crimes e que há indícios de que os denunciados participaram deles.
Com o recebimento da denúncia, os oito acusados se tornarão réus e passarão a responder a uma ação penal pelos crimes descritos pela PGR: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, envolvimento em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
The post Bolsonaro anuncia nova vinda ao RN após internação em abril appeared first on Saiba Mais.