A fumaça preta que saiu da chaminé da Capela Sistina na manhã desta quinta-feira 8 sinalizou que os cardeais ainda não chegaram a um acordo para a eleição do próximo papa. A informação foi divulgada pela CNN Brasil, que acompanha o conclave direto do Vaticano.
O resultado corresponde às duas votações realizadas pela manhã. Segundo o protocolo do conclave, os cardeais irão se reunir novamente nesta tarde para realizar mais duas rodadas de votação.
Para que um cardeal seja eleito papa, é necessário obter o apoio de dois terços dos votantes. Quando isso ocorre, é emitida fumaça branca pela chaminé, sinalizando ao mundo que um novo pontífice foi escolhido.
Caso não haja consenso na primeira votação da tarde, não haverá fumaça — nem preta nem branca. A fumaça só aparecerá neste momento se o novo papa for eleito. Na segunda votação da tarde, se nenhum nome alcançar os dois terços exigidos, a chaminé emitirá fumaça preta novamente. Se houver eleição, a fumaça será branca.
Previsão de fumaça nesta quinta-feira (horário de Brasília):
- 12h30: Só haverá fumaça se um novo papa for escolhido (fumaça branca)
- 14h: Fumaça branca indica eleição; preta, novo impasse
O conclave atual segue o padrão dos últimos pontificados. Papa Bento XVI foi eleito no segundo dia de conclave, após quatro votações. Já o papa Francisco, atual pontífice, também foi eleito no segundo dia, após cinco votações. O papa João Paulo II foi escolhido no terceiro dia, após oito votações.
Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp