A cidade de Paranaguá irá implantar o Centro de Referência à Mulher Vítima de Violência (CRAM). O projeto de média complexidade foi aprovado pelo Conselho Municipal da Mulher (Cmdm) na segunda-feira 5, tendo como responsável a Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU). Atualmente, o Paraná possui 15 unidades do Cram e a implantação desta modalidade de serviço especializado acontece por meio da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI).
De acordo com a secretária da SEMMU, Daiane Ávila Christakis, os atendimentos terão como foco as mulheres vítimas de violência doméstica e sexual. Além disso, Daiane ressaltou a importância da instalação do CRAM para combater os altos índices de violência contra a mulher em Paranaguá.
- Advogada explica quais são e como conseguir os direitos dos autistas
“O Cram é muito importante para a Paranaguá no combate à violência em geral contra a mulher. Tendo em vista as últimas pesquisas que a gente tem, embora ela não seja restrita ao aspecto de violência, nossa cidade ainda tem altos índices de feminicídio e de violência entre a família, inclusive contra a mulher no geral. Então o Cram é mais um passo para garantir para essas mulheres um atendimento mais digno, de qualidade, para que consigam sair desse ciclo de violência com maior facilidade e com apoio”, explicou Daiane.

Serviços que serão oferecidos do centro
No centro, será realizado o acompanhamento das mulheres para a superação da violência, o que inclui a gestão de benefícios sociais específicos da política para as mulheres, ações voltadas à empregabilidade e oportunidades de formação. Segundo a secretária, o fluxo de funcionamento do centro ainda está em tramitação junto a outros membros da Rede de Proteção a Mulher e em breve será divulgado novas informações.
“O CRAM é o primeiro equipamento especializado em violência de gênero, de média complexidade e gerido pela política da mulher implantado no litoral, por isso é um grande marco para uma atenção humanizada e integral às mulheres que sofrem violência”, finalizou a secretária.
A expectativa é que o Centro de Referência à Mulher Vítima de Violência em Paranaguá seja inaugurado no mês de junho, sendo instalado na Casa da Mulher Parnanguara, localizada na Avenida Ford, n.º 177, ao lado da Escola Municipal Berta Rodrigues.