Associação Ouro e Prata comemora 25º aniversário neste dia 6 de maio

Estimated reading time: 5 minutos

O esporte é essencial para a formação do caráter de uma pessoa, pois ele ensina a disciplina e o respeito com o próximo. Também tem como característica melhorar a qualidade de vida e incentivar o companheirismo e a união entre os seus participantes. Em Toledo, a Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Ouro e Prata desenvolve um papel importante para cada filiado e a comunidade em geral.

A entidade – que propaga, preserva e respeita a história de cada participante e do esporte de Toledo – celebra Bodas de Prata nesta terça-feira (6). São 25 anos de histórias, de longevidade e de durabilidade, propiciando um envelhecimento ativo e saudável aos jogadores mais experientes da cidade. São atletas que foram destaques em outras equipes e agora se reúnem na Associação para momentos de lazer e de descontração.

Ao completar 25 anos, várias ações são desenvolvidas ao longo deste ano da Associação. A entidade é reconhecida a nível estadual em virtude da sua organização e sempre busca dar um passo na construção de sua história de lutas e de conquistas.

SONHO – Niulton Pegoraro é o responsável pelo desenvolvimento deste projeto e os jogadores veteranos apresentam seus talentos no campo da Associação. “O que parecia ser apenas uma ideia ou um sonho se transformou em um dos grandes exemplos de democracia, de respeito ao ser humano, de resgate e valorização da memória, não apenas do futebol de Toledo, mas da cidade”.

Seu Pegoraro disse que o seu único vício sempre foi jogar futebol. “Em determinado momento da minha vida tive a iniciativa em criar a Associação para reunir jogadores veteranos. A Seleção Ouro com jogadores acima de 50 anos e a Seleção Prata com atletas com mais de 40 anos”.

Na época, ele e o publicitário Vitor Beal com quem trabalhava na então Sadia em meados de 1966 a 1970 dialogaram sobre a ideia. Seu Pegoraro lembra que com Beal foi bicampeão na categoria amador em Toledo. “Apresentei para ele a possibilidade de criar uma Associação e ele gostou. Juntos idealizamos a logo da entidade e assim a história da entidade começa”.

O presidente da Ouro e Prata salienta que o primeiro encontro de jogadores veteranos aconteceu no dia 6 de maio do ano de 2000. “Na época foram homenageadas 103 pessoas que construíram a história esportiva do futebol de Toledo”.

HOMENAGEM – Hoje, para comemorar a data, é servido na sede da entidade um jantar, a partir das 20h, ‘Sua Majestade a Polenta’, festa criada pela Ouro e Prata para valorizar a cultura do milho.

Como parte da comemoração, no último sábado (3), alguns atletas foram homenageados pela contribuição à entidade. Foram mais de 250 jogadores homenageados. Atualmente, a entidade possui mais de 600 filiados e tem o título de utilidade pública no Município e no Estado.

Segundo o presidente da entidade, a Associação conquistou a galeria esportiva em 8 de dezembro de 2008. Além disso, há mais de 15 anos, a Ouro e Prata possui uma área com cessão de uso na Vila Industrial e com uma sede social de 200 metros quadrados com a perspectiva de inauguração de uma cozinha em anexo.

PERSISTÊNCIA – Na ocasião, seu Pegoraro, agradeceu as diretorias que o acompanharam durante esses 25 anos e as empresas que sempre patrocinaram as ideias e os projetos, como a área para construir o campo de futebol, a construção da sede e da galeria esportiva. “Atualmente, nós temos um belo campo de futebol e com iluminação em LED. Acredito que a minha persistência fez com que cativasse as pessoas. Feliz do homem que consegue olhar para trás e ficar feliz com o que fez”.

O prefeito de Toledo Mario Costenaro destaca a importância em comemorar os 25 anos de Ouro e Prata. “O que tem de resenha neste espaço. Esse tipo de encontro é algo que deve ser fortalecido. Neste local, tem memórias, a bola rolando, gente cantando, debatendo e conversando. A gestão de Toledo sempre será parceira da Associação, em 25 anos ou em 50 anos. Parabéns pela entidade”.

O vice-prefeito Lucio De Marchi também parabeniza a Associação Ouro e Prata e deseja centenas de anos para a entidade. Ele ainda recorda que a entidade possui o primeiro campo de Toledo com iluminação em LED. “Isso é para valorizar o número expressivo de pessoas que não apenas jogam futebol, mas que promovem a saúde”.

Já o vereador Chumbinho Silva enfatiza que a Associação Ouro e Prata é um espaço democrático. “É nossa casa, a casa do futebol veterano de Toledo”. O presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel Baierle também parabeniza a entidade pelos 25 anos. “O grande papel da Ouro e Prata é manter a memória do futebol viva que ajuda a construir o futuro”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO

O post Associação Ouro e Prata comemora 25º aniversário neste dia 6 de maio apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.