O deputado federal Arthur Lira esteve cogitado para presidir, em nível nacional, a federação União Progressista (UP), que passa a unir o Partido Progressistas, comandado por ele em Alagoas, com o União Brasil, cujo principal representante no Estado é o deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça.
Pois o parlamentar, ao contrário de ficar ressentido, manifesrou satisfação com a oficialização da UP, durante evento em Brasília:
“É o maior bloco partidário do Congresso Nacional. A federação União Progressista (UP) foi um passo histórico que une forças e amplia nossa responsabilidade com o Brasil.
Seguiremos trabalhando por projetos importantes e defendendo pautas que façam a diferença na vida dos brasileiros”.
Lira assumiu um compromisso público:
“Nossa Federação contará com todo meu apoio e com toda minha força de trabalho, rumo a ofertar os melhores quadros em prol de uma gestão pública eficiente, comprometida e transparente. Estamos todos do União Brasil e todos do Progressistas unidos por este ideal”.
A mais nova federação partidária tem validade de quatro anos e conta com 109 deputados e 14 senadores, além de seis governadores, cerca de 1.400 prefeitos e 12 mil vereadores.
Embora sem estar oficialmente à frente da União Progressista, Arthur Lira tem solidificada sua posição de principal liderança do chamado “Centrão”, grupo parlamentar majoritário na Câmara e no Senado e que encarna um sentimento de independência em relação ao Executivo e ao Judiciário.
Ou seja: continua em alta.