
Hipolito Caplan, servidor público, vive uma vida quase comum, exceto pela quantidade de animais de estimação dos quais é tutor. São 12 gatos e quatro cachorros que dividem espaço no quintal e na casa, além dos “clientes”, pets que ele alimenta na rua.
Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!
A paixão por animais começou quando era criança. Hipolito chegou a cursar Medicina Veterinária e a trabalhar na área, mas logo mudou de profissão. Mesmo assim, usa um pouco do que aprendeu no dia a dia. Em casa, criou um espaço natural enriquecido para os bichanos, com muitos troncos e árvores, e cercou áreas para os gatos não irem para a rua nem interagirem com os cachorros.

Todos os pets foram adotados, retirados da rua. “Um dos primeiros resgates foi uma gata. Tinha uns meninos querendo assustar, e a minha ex-companheira trocou a gatinha por uma paçoca”, conta. Outro resgate foi de dois filhotes recém-nascidos, que Hipolito criou com a ajuda de uma colega de trabalho.
Não falta entretenimento em casa. “Aqui tem a gangue dos gatos de fora e a dos gatos de dentro”, brinca. De acordo com ele, até ocorrem algumas brigas, mas no geral os animais são bem dóceis.
Cuidados aos animais
Caplan não pensa em ter mais animais, porém segue com um trabalho de acolhimento. Deixa comida na frente de casa e até em cima de um telhado, para que os de rua pelo menos terem o que comer. Além disso, aproveita o espaço separado para resgates rápidos: recolhe, faz exames veterinários e encontra uma família para os “clientes”.

O amor pelos bichanos não para em casa: Hipolito faz parte do Conselho Municipal de Meio Ambiente e lançou o projeto Janelas Para a Biodiversidade, de conscientização sobre o uso de vidros espelhados em áreas urbanas. Muitas aves acabam batendo em vidraças e falecendo com o impacto. O projeto está no Instagram e na plataforma INaturalist.
Uma maneira simples de diminuir esses acidentes é colando adesivos nas janelas, com uma distância de cerca de 10cm. Assim, as aves entendem que há um obstáculo e desviam.

Hipolito também está envolvido no combate ao tráfico de animais. Servidor da Receita Federal, passou por vários treinamentos com ONGs e outras instituições para o combate a esse crime. Ele explica que há uma rota de tráfico não convencional na fronteira e o que mais se vê é o transporte de ovos de animais silvestres. Outras ocorrências comuns são a venda e caça de animais, além do tráfico de árvores.
Apesar de ter trocado de área de atuação, Caplan ainda mantém o cuidado com os pets bem presente no dia a dia. Incentiva que mais pessoas cuidem do meio ambiente e de quem vive nele, mesmo que apenas por meio de doações.

O post 12 gatos, 4 cachorros e muito amor pelos animais: conheça Hipolito Caplan apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.