O presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Márcio André Brito, anunciou nesta quarta-feira 30 a entrega da revitalização da estrutura do órgão no Rio Grande do Norte, incluindo laboratórios e equipamentos. “O governo federal, o Inmetro, realizará a entrega da revitalização de toda a estrutura do nosso órgão delegado no Estado”, disse Brito durante entrevista à TV Tropical.
A delegacia do Inmetro no RN é representada pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-RN), presidido por João Henrique. O instituto é responsável por ações como a fiscalização de postos de combustíveis, balanças comerciais, radares e produtos embalados na ausência do consumidor. “O consumidor chega no supermercado e tem lá, no feijão, na farinha, um quilo. Será que tem um quilo? A responsabilidade do IPEM aqui no Rio Grande do Norte é coletar essas amostras e verificar se a informação declarada na embalagem é verdadeira”, afirmou Brito.
Segundo ele, o órgão no RN não recebia investimentos estruturais há décadas. “Realizamos um trabalho muito forte em parceria com o governo federal e o Governo do Estado para entregar hoje a toda a sociedade um órgão moderno, com laboratórios de ponta”, declarou. Além da sede em Natal, há um escritório em Mossoró e planos para instalar mais dois escritórios em cidades ainda não divulgadas. “Estamos fazendo um trabalho de viabilização para a implantação de pelo menos mais dois escritórios. Precisamos aumentar a cobertura.”
Atualmente, o Inmetro regulamenta 690 produtos, desde brinquedos até eletrodomésticos. “Todos esses produtos, para serem comercializados ou importados para o Brasil, precisam ostentar a marca do Inmetro, o que significa que passou por vários ensaios de qualidade”, afirmou. Ele destacou que cerca de 90% do setor produtivo nacional está regulamentado pelo órgão.
Brito também comentou sobre recursos humanos e a importância da capacitação. “Estamos colocando os equipamentos e capacitando os servidores. Isso passa pelo campo administrativo, também em parceria com o Estado, primeiro na viabilização de concurso público e também com a contratação de especializados”, disse.
O presidente enfatizou a importância de o consumidor verificar o selo do Inmetro nos produtos. “O preço pesa muito na hora da compra, mas que a população verifique o preço e também a qualidade por meio do selo do Inmetro. Esta marca significa que os riscos em potencial foram eliminados nos ensaios de laboratório.”
A população pode fazer denúncias ao IPEM-RN por meio da ouvidoria pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (84) 98147-9433. “Estamos na rede social”, completou Brito.