Mosaic divulga balanço 2024 com investimentos sociais, ambientais e de educação

Uma das maiores produtoras globais de fosfato e potássio combinados, a Mosaic tem como missão ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa. A atuação da companhia, no entanto, vai além de transformar a produtividade do campo por meio de fertilizantes e soluções para nutrição animal. A empresa desenvolve programas com foco em educação ambiental, combate à insegurança alimentar, capacitação profissional e investimento social, contribuindo para o desenvolvimento dos municípios onde está presente no Brasil.

Em Paranaguá, a Mosaic opera duas unidades misturadoras de fertilizantes, além de ser a principal controladora da Fospar S.A, unidade de produção que dispõe de um moderno terminal portuário. Atua também na região por meio de ações sociais voltadas a comunidades vizinhas. “Buscamos parceiros, acadêmicos e especialistas que nos ajudam a desenvolver soluções para problemas destas comunidades”, conta a gerente de Stakeholders da Mosaic, Caroline Fávaro.

O Programa de Educação Ambiental e Cidadania (PEAC) é uma destas iniciativas e tem o propósito de sensibilizar por meio de atividades lúdicas funcionários, terceiros e vizinhos da empresa quanto à importância de construir uma relação harmônica com o meio ambiente. “Registamos mais de 1500 pessoas nas ações de 2024, como as oficinas realizadas com mulheres na Associação Boas Novas, o mutirão de limpeza junto aos moradores do entorno do Canal da Anhaia, além de diálogos e blitzes educativas com o público interno”, diz Caroline.

Foto2 7
Em Paranaguá, a Mosaic opera duas unidades misturadoras de fertilizantes, além de ser a principal controladora da Fospar S.A

A Mosaic apoia as novas gerações para serem agentes da transformação

Anualmente, a empresa ministra o Curso de Agentes Ambientais Mirins nas escolas próximas da Fospar com o objetivo de sensibilizar as crianças quanto às problemáticas ambientais, bem como engajá-las a fazerem a diferença em suas respectivas comunidades. Em 2024, foi a vez dos alunos da Escola Municipal José de Anchieta concluírem os 10 módulos do programa e receberem o certificado.

O Edital da Água é outro pilar de investimento social no município que incentiva boas práticas de gestão dos recursos. O projeto vencedor da edição 2024 fica na Colônia Maria Luíza. “Lá acontecem melhorias no sistema de captação e abastecimento de água, de modo a melhorar a distribuição para 50 lares”, detalha Caroline Fávaro.

Além disso, são realizadas ações de educação ambiental em escolas e instituições de Paranaguá com foco na preservação dos recursos hídricos, bem como na prevenção de doenças – especialmente a dengue. “Foi desenvolvida a receita de um repelente natural que pode ser feito com produtos de uso cotidiano”, explica.

“No momento, estamos ministrando o curso para a produção de repelentes e perfumes a partir de plantas aromáticas, além de realizar palestras sobre o uso racional da água, prevenção da dengue e educação financeira”, conta Francisco Xavier da Silva de Souza, professor aposentado e coordenador do projeto pela ASA Colônia Maria Luiza. Ao todo, foram realizadas oficinas e palestras em 24 instituições do município, com uma estimativa de mais de 2200 pessoas sensibilizadas.

Construção de legados positivos: impactando o hoje e o amanhã

Em 2024, O grupo de voluntários da Mosaic em Paranaguá recebeu o desafio de promover a cultura da diversidade e inclusão. Para isso, realizou uma parceria com a Associação de Pais, Mestres e Funcionários da Escola Municipal Professora Eva Tereza Amarante Cavani (APMF) e ofereceu aulas de artesanato para mães em situação de vulnerabilidade, de modo a criar alternativas de geração de renda. 30 mães vinculadas à instituição foram capacitadas e hoje trabalham em um coletivo, produzindo bolsas, panos de prato e adereços diversos para serem comercializados.

Da Assessoria

Adicionar aos favoritos o Link permanente.