A cidade de Carnaubais, no interior do Rio Grande do Norte, registrou mais um tremor de terra na madrugada deste sábado (26). É o terceiro dia seguido de eventos sísmicos na região, que já contabiliza mais de 20 desde a quinta-feira (24), segundo o Laboratório Sismológico (LabSis) da UFRN.
Segundo o professor Aderson Farias do Nascimento, do LabSis, todos os eventos são de magnitudes baixas. Nos primeiros registros, na quinta, aproximadamente 12 tremores de terra foram detectados ao longo da madrugada, com a magnitude mais elevada de 2.0. Já à noite, houve o registro de outro índice mais alto, de 3.0, em atividade ocorrida às 19h28. Na sexta (25), às 04h58, mais um tremor, desta vez com magnitude preliminar de 1.6. O evento deste sábado aconteceu às 00h03, com magnitude de 1.7.
De acordo com Aderson Farias do Nascimento, terremotos no Nordeste e em outras regiões do Brasil não são incomuns. A diferença de Carnaubais é que, além da sismicidade em eras geológicas, não havia registros recentes feitos por equipamentos ou eventos relatados por pessoas, caracterizando uma novidade.
“Os eventos, como em várias outras áreas, começam pequenininhos. Tem um evento maior que teve, esse de 3.0, e está continuando. A gente não sabe exatamente se vai durar dois dias, duas semanas, dois anos, dois meses. O que a gente faz é monitorar essa sismicidade, porque ela é provocada por falhas geológicas que estão sendo reativadas na região”, explica.

Em nenhum dos casos houve relatos de moradores da região que tenham sentido algum tremor. Segundo o professor do LabSis, em alguns eventos não se consegue sentir a vibração, mas é possível escutar o estrondo. Uma possibilidade levantada por Aderson é que os moradores escutem algum barulho mas confundam com trovão.
“Isso é comum de acontecer. A gente já viu acontecer em Palhano, no Ceará, onde a sismicidade ocorria e a população só escutava os estrondos e achava que eram trovões de chuva ou alguma coisa desse tipo”, relata. Ele diz ainda que, pela experiência no Nordeste, em alguns locais com sismicidade de 1.5 ou 2.0 já é possível escutar ou sentir.
Sequência de tremores registrados pelo Laboratório Sismológico da UFRN:
Madrugada de quinta-feira (24): aproximadamente 12 tremores de terra foram detectados. O índice mais elevado atingiu magnitude preliminar de 2.0, verificado às 03h20 pelo horário de Brasília.
Noite de quinta-feira (24): tremor de terra de magnitude 3.0 detectado às 19h28 — tornando-se o índice mais elevado do dia.
Madrugada de sexta-feira (25): um tremor de terra, às 04h58, de magnitude de 1.6.
Madrugada de sábado (26): um tremor de terra, às 00h03, de magnitude de 1.7.
The post Cidade do RN registra tremor de terra pelo terceiro dia seguido appeared first on Saiba Mais.