Imagem de Nossa Senhora do Rocio foi entregue ao Papa Francisco em 2020

Em 24 de fevereiro de 2020, o Papa Francisco recebeu o Bispo de Paranaguá, Dom Edmar Peron, junto a bispos do Paraná, em uma audiência especial que fazia parte da “Visita Ad Limina Apostulorum”. Em um diálogo junto ao Santo Padre que durou mais de três horas junto às autoridades religiosas do Estado na época, o arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Sul 2), Dom Geremias Steinmetz, entregou uma Imagem de Nossa Senhora do Rocio, que inclusive é a única Padroeira Estadual reconhecida pelo Vaticano.

“Por aqui até as pessoas diziam que nós fomos privilegiados, porque normalmente o Papa dá um pouquinho mais de uma hora para um encontro assim”, afirma Dom Geremias Steinmetz sobre a visita ao Papa. “Nós pudemos perceber no Santo Padre um homem muito tranquilo, um homem de uma sinceridade grande, sobretudo um homem santo, esse que agora está a conduzir a Igreja. Agradecemos a todos que nos acompanharam nesse momento tão lindo que vivemos”, destacou na época.

Na época, o bispo de Paranaguá, Dom Edmar Peron, conversou com o Papa sobre o trabalho realizado pela Diocese de Paranaguá em todo o litoral do Paraná, bem como atuação da CNBB no Paraná, frisando que foi um encontro marcante. “Foi emocionante visitar o Papa pela primeira vez. Ao completar 10 anos de ordenação episcopal considero este um grandioso presente”, destaca, afirmando que a conversa foi agradável e oportunizou aos bispos apresentarem os principais trabalhos desenvolvidos nas suas dioceses ou áreas de atuação, como no caso dele, a Liturgia. 

“O presente que o Papa recebeu foi a Imagem de Nossa Senhora do Rocio, por ser Ela a padroeira oficial do estado e uma devoção mariana muito antiga ‘nascida’ dentro do território paranaense”, ressalta Dom Edmar, destacando que a Mãe do Rocio foi o presente da Regional Sul II (CNBB Paraná) escolhido para ser entregue ao Santo Padre no final da visita em 2020.

Sobre a “Visita Ad Limina Apostulorum”

bispos do parana com papa francisco2
Visita Ad Limina Apostulorum’ foi realizada em fevereiro de 2020 no Vaticano (Foto: Karina de Carvalho – Assessora de comunicação da CNBB Regional Sul 2)

A ‘Visita Ad Limina Apostulorum’ foi realizada em fevereiro de 2020. Na época, os bispos das 18 Dioceses do Estado (Igreja Católica) e duas Eparquias (Igreja Ucraniana) estiveram em Roma. A atividade é prevista pelo Código de Direito Canônico, “propondo que os bispos, organizados por regionais ou países, realizem preferencialmente a cada cinco anos esta peregrinação para manifestar a comunhão com o Papa e revigorar a fé, firmando sua própria responsabilidade de sucessores dos Apóstolos”, completa  a Pascom da Diocese de Paranaguá.

  • Bispo de Paranaguá lamenta morte do Papa Francisco e compartilha recordações ao encontrar o pontífice

Nossa Senhora do Rocio: Padroeira de Estado reconhecida pelo Vaticano

2 bispo dom edmar peron com papa francisco
Bispo de Paranaguá, Dom Edmar Peron, participou da visita junto ao Papa Francisco em 2020 (Foto: Vatican News)

De acordo com o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, a devoção à Mãe do Rocio é datada de 1648, sendo declarada Padroeira do Paraná pelos bispos do Estado. “Após anos de esforço civil e eclesiástico, em 30 de julho de 1977 o Papa Paulo VI instituiu Nossa Senhora do Rocio como Padroeira do Estado do Paraná para sempre”, explica. “Com a nomeação do Vaticano, a Igreja dedicada a Nossa Senhora do Rocio se tornou o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio”, complementa, sendo que, desde então, o Paraná se tornou o primeiro estado do Brasil a ter uma padroeira reconhecida oficialmente pelo Vaticano.

Recentemente, em abril de 2025, foi sancionada e publicada a Lei Estadual n.º 22.360/2025, de autoria do deputado Anibelli Neto, reconhecendo oficialmente Nossa Senhora do Rocio como Padroeira do Estado do Paraná e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado o Dia da Padroeira do Paraná, a ser celebrado anualmente em 15 de novembro, iniciativa que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná e contou com o apoio do deputado Evandro Araújo, coautor do projeto.

Com informações de Karine de Carvalho (CNBB), Alep e Pascom Diocese de Paranaguá

Adicionar aos favoritos o Link permanente.