Funeral do pontífice será realizado no sábado (26), com presença de líderes internacionais e possível ampliação do horário de visitação
Quase 20 mil pessoas já passaram pela Basílica de São Pedro, no Vaticano, para se despedir do papa Francisco, segundo informou a Santa Sé nesta quarta-feira (23). O velório, iniciado na terça-feira (22), segue aberto ao público até sexta-feira (25), e pode ter seu horário estendido além da meia-noite local (19h de Brasília), devido à grande procura.
O funeral do pontífice está marcado para sábado (26), às 10h no horário de Roma (5h em Brasília), e deve contar com a presença de diversos chefes de Estado. Entre eles estão o presidente da Argentina, Javier Milei, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Diferente de seus antecessores, o papa Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, fora do Vaticano, quebrando uma tradição centenária da Igreja Católica.
A Santa Sé também informou que 103 cardeais já chegaram ao Vaticano. No entanto, não foi divulgado quantos desses têm menos de 80 anos — idade máxima para participar como eleitor no conclave, que escolherá o novo papa. Atualmente, são 135 os cardeais com direito a voto.
Esses cardeais participam de reuniões pré-conclave, processo preparatório para a eleição do novo líder da Igreja Católica, prevista para o início de maio.
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, liderou a Igreja Católica desde março de 2013. Foi o primeiro pontífice latino-americano e também o primeiro jesuíta a assumir o cargo. Ele faleceu após sofrer um AVC e uma falência cardíaca irreversível, conforme o atestado de óbito assinado pelo médico do Vaticano, Andrea Arcangeli.
O pontificado de Francisco tem sido lembrado por líderes religiosos por sua humildade e coragem diante dos desafios enfrentados pela Igreja ao longo dos últimos anos.
The post Velório do papa Francisco já recebeu quase 22 mil visitantes, segundo Vaticano; despedida poderá ser estendida appeared first on Agora No Vale.